Alunos de ETEC produzem campanha sobre o lixo em parceria com a Faculdade de Saúde Pública

A iniciativa teve o apoio do Programa de Pré‐Iniciação Científica da USP, da Pró‐Reitoria de Pesquisa, que apoia projetos que possibilitam despertar e incentivar o interesse de alunos da rede pública de ensino na pesquisa científica.
Foto: Divulgação

Realizada em convênio da USP com a Escola Técnica Roberto Marinho (ETEC/RM), uma campanha busca dar visibilidade ao debate sobre o lixo. A iniciativa teve o apoio do Programa de Pré‐Iniciação Científica da USP, da Pró‐Reitoria de Pesquisa, que apoia projetos que possibilitam despertar e incentivar o interesse de alunos da rede pública de ensino na pesquisa científica, além de sua convivência com a cultura universitária.

Uma comunicação criativa e original foi desenvolvida por quatro estudantes, um professor da ETEC/RM e pesquisadoras do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública – LIESP, do Departamento em Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A produção coletiva “LIXO” é parte da pesquisa “Criatividade e estética na produção audiovisual por jovens: profissionalização e transição para a vida adulta”. Encontram‐se em elaboração mais duas campanhas relacionadas aos temas alimentação e excessos sociais.

A divulgação da campanha, que conta com um spot em vídeo e painéis, deve usar como suporte os totens disponíveis na no campus USP da Capital, telas de televisores das unidades e circuito fechado de comunicação digital metrô e ônibus.

Pela ETEC, participaram os alunos Caio Barrios Medeiros; Eloísa de Almeida Oliveira; João Victor Oliveira; Juliana Vannucchi de Farias e o professor Danillo Santos; e da FSP, as pesquisadoras Gabriela Marques Di Giulio e Maria da Penha Vasconcellos (coordenadora). A arte final é de Marcos Akira Watanabe.

Os cartazes da campanha podem ser baixados neste link (zip). Assista ao vídeo abaixo: