CEM disponibiliza estudo com metodologia de identificação de assentamentos precários urbanos

Publicado em Sociedade por em

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição de pesquisa avançada em ciências sociais sediada na USP e no Cebrap, elaboraram um resumo dos aspectos metodológicos desenvolvidos pelo próprio Centro para o projeto contratado pelo Ministério das Cidades, em 2007, sobre assentamentos precários urbanos.

Trata-se de uma sistematização que objetiva facilitar o desenvolvimento de análises similares, em especial aquelas realizadas utilizando os dados do Censo de 2010.

O desenvolvimento e a aplicação dessa metodologia refere-se ao cálculo de estimativas e à elaboração de cartografias de setores subnormais e precários nos espaços intraurbanos, tanto no que diz respeito à sua qualificação quanto à quantificação.

O estudo Assentamentos Precários no Brasil Urbano se apoia na experiência prévia do CEM no desenvolvimento de pesquisas e ferramentas georreferenciadas de suporte a políticas públicas e pode ser baixado livremente no site do CEM.

O Centro disponibiliza ainda o estudo realizado em 2007 e um estudo de 2013 para os municípios da Macrometrópole Paulista.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CEM

Mais informações: site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole

.