Pesquisador da FOB ganha prêmio de inovação com kit de higiene bucal

Publicado em Saúde por em

O criador do Kit Escovinha, o dentista, mestre e doutor pela USP, Fabiano Vieira Vilhena conquistou o Prêmio Finep de Inovação na categoria “Inventor Inovador – regional Sudeste”. Vilhena recebeu o prêmio no dia 5 de novembro durante cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Seu produto também foi aprovado para concorrer na etapa nacional com outros dois competidores, das regiões Sul e Nordeste. A etapa nacional acontece na primeira semana de dezembro.

O kit nasceu de um trabalho de dissertação de mestrado em Saúde Coletiva, realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, defendido em 2005, sob orientação da professora Magali de Lourdes Caldana. Com o título “Análise comparativa entre formas de armazenamento e distribuição de escovas e dentifrícios dentais em programas educativos preventivos odontológicos para escolares”, a pesquisa tornou-se realidade no mercado e, patenteado, ganhou o nome comercial.

Vilhena, que agora também é empresário, informa que nas políticas públicas em saúde bucal, como o Programa Brasil Sorridente, “o kit é uma importante ferramenta que vem sendo usada por quase 1,5 milhão de escolares. Esta inovação promove a higiene bucal de forma simples, prática, e eficiente. O kit vem com suporte para porta escovas e gel dental. Os porta-escovas individuais contêm agentes antibacterianos e armazenam corretamente a escova, evitando contaminações e gastos por perdas e trocas excessivas”.

A escolha dos premiados aconteceu em outubro, com 26 vencedores regionais entre os 561 inscritos em oito categorias.

Kit Escovinha

Diferente do creme dental, utiliza-se o gel dental fluoretado líquido que permite aplicar, sem desperdícios, a dose correta – Técnica da Gota – prevenindo a fluorose dentária (manchas nos dentes) causada pela ingestão crônica excessiva de flúor. Todo o material é embalado em uma caixa, que se transforma em jogo educativo, acompanhado de DVD e manual de instruções. “Através do produto, combate-se a cárie e, ao mesmo tempo, ensina-se os bons hábitos”. “E mais”, continua, “com o kit é possível garantir o acesso ao flúor pela população infanto-juvenil em todos os rincões do Brasil (escovação na escola), ao menos uma vez ao dia, beneficiando justamente a quem mais precisa, pois estão na fase de formação dos dentes. Além dos aspectos econômico e social já citados, fechando a tríade de sustentabilidade, o produto também é ‘amigo’ do meio-ambiente, a começar pelo reuso da embalagem (jogo educativo)”.

Os produtos plásticos podem ser higienizados e reutilizados sem uma data de validade determinada, além de serem reciclados e ou produzidos em bioplástico. Também é destaque a economia de água, pois normalmente ao se escovar os dentes, abre-se a torneira para molhar as cerdas antes da escovação. Com o kit o protocolo é diferente. “De posse das escovas armazenadas nos porta escovas, os escolares formam uma fila e a professora aplica apenas uma gota de gel dental na escova sem molhar. Este procedimento gera uma grande economia de água na escola, principalmente quando considera-se que muitas pessoas ao iniciar a escovação, deixam a torneira aberta”.

Prêmio Finep de Inovação

Desde 1998, o Prêmio Finep de Inovação vem contemplando empresas por seus méritos criativos e inovadores em suas áreas. São oito categorias, sendo duas exclusivamente nacionais, as outras são disputadas regionalmente e os vencedores nessa etapa passam a concorrer para a premiação nacional. As propostas são avaliadas por comitês de jurados compostos por especialistas e representantes de instituições inovadoras do setor empresarial e da Finep.

O produto Kit Escovinha já é comercializado pela empresa ORALLS – Inovação em Saúde Bucal com mais de 1,5 milhão de usuários. A ideia do kit é incentivar a escovação diária em ambiente escolar, oferecendo o adequado armazenamento, organização e distribuição dos materiais de higiene bucal, além de oferecer também um material educacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru

.