IME é premiado pela melhor Semana de Recepção aos Calouros

Da Assessoria de Imprensa da USP

Foto: Ernani Coimbra

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) recebeu o Prêmio Semana de Recepção aos Calouros, em cerimônia realizada dia 27 de novembro, no auditório do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Além do IME, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) receberam menções honrosas.

Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, o prêmio homenageia a Unidade e o Centro Acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção de Calouros, que marca o início do ano letivo na Universidade. Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 17 e 22 de fevereiro, com a campanha “Todos nós juntos, porque unidos fazemos a diferença”, mostrando a importância de professores, pais, funcionários, alunos veteranos e calouros se unirem para fazer com que o início da vida universitária dos calouros seja um momento único de união, alegria e integração.

“Há dois momentos que definem a vida da Universidade. O primeiro é quando a Universidade escolhe o seu docente que, em geral, fica aqui por, pelo menos, trinta anos e constitui o perfil da Universidade; e o outro momento fundamental é a chegada dos novos estudantes que, pelo seu número, acabam tendo um impacto grande na vida da instituição, dando-lhe novo ritmo. Enquanto os nossos professores se renovam muito lentamente, os estudantes chegam todos os anos, em um grande número, e são de fato o principal fator de provocação e de mudança da Universidade. É desse equilíbrio que surge o progresso. Por isso, esse trabalho de receber bem e integrar os novos estudantes à vida universitária é fundamental para a própria Universidade”, afirmou o reitor Marco Antonio Zago.

O reitor ressaltou a importância do papel da Universidade na formação do estudante como cidadão e afirmou que a realização de grandes festas, com consumo exagerado de álcool, não condiz com a vida acadêmica e são um convite para o desastre. “Não é verdade que a USP tem interesse em esconder os fatos. Devemos reconhecer que há problemas e que precisamos procurar as soluções e mecanismos de prevenção. Para isso, é fundamental trabalharmos em parceria com os alunos”, disse.

Zago também sugeriu que, para a próxima Semana de Recepção aos Calouros, os organizadores pensem em iniciativas de conscientização dos novos alunos em relação à ética e à responsabilidade de estar em uma entidade universitária.

Trote solidário

Além das tradicionais gincanas, palestras e visitas, a Semana de Recepção aos Calouros do IME se destacou pelo trote solidário, que contemplou uma campanha de doação de cabelos. O sucesso da iniciativa foi tão grande que acabou atraindo para a causa não apenas os calouros do Instituto, mas também funcionários, veteranos e pessoas de outras Unidades.

“Esse é o reconhecimento de uma iniciativa maravilhosa dos nossos alunos. É um prêmio que incentiva as coisas boas. Diante de tantas coisas negativas, temos que estimular as coisas positivas e essa foi realmente uma iniciativa muito positiva”, declarou o diretor do Instituto, Clodoaldo Grotta Ragazzo.

Além do diploma do Prêmio, o IME passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção dos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. A Comissão de Trote do Instituto também receberá um microcomputador e uma impressora.

Para o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, “a premiação é o reconhecimento do esforço de todos. Esse é um momento importante em que a USP começa a se preparar para receber um novo grupo de jovens e as Unidades começam a pensar na programação da Semana que elas deverão fazer”.

Semana de Recepção aos Calouros 2015

No evento, também foi apresentada a campanha escolhida para a Semana do ano que vem, que será realizada entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2015. O slogan “Feliz Veterano Novo” define o tema da campanha, que enfatizará a ideia de que o aluno novo já é parte da instituição e que será o próximo veterano.

“O momento de entrar na faculdade é um momento de recepção e não de decepção. Acho que a ideia de que o trote é sinônimo de violência tem de ser extirpada da Universidade e a Semana de Recepção aos Calouros tem contribuído decididamente para a mudança de cultura, porque quando um aluno recebe um trote não violento ele tende a reproduzir isso no ano seguinte. É um trabalho preventivo, exaustivo, mas necessário porque a Universidade precisa estar sempre vigilante”, lembrou o coordenador do Grupo de Trabalho Pró-Calouro, Oswaldo Crivello.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as Unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.