IGc colabora na criação de Praça Geológica em Pirapora do Bom Jesus

)O local possui uma feição geológica rara originada pelo rápido resfriamento de lava em ambiente sub-aquático.

O Instituto de Geociências (IGc) da USP deu início, na última quinta-feira (1), à criação da Praça Geológica Lavas Almofadadas de Pirapora do Bom Jesus, com apoio do Prefeito de Pirapora, José Carlos Alves, e do Secretário de Turismo, Hermar Pião.

No município, próximo à cidade de São Paulo, às margens do Rio Tietê, existe uma feição geológica rara que somente agora passa a ser melhor divulgada. A feição é de estruturas globulares de aproximadamente 50 cm originadas pelo rápido resfriamento de lava em ambiente sub-aquático, provavelmente marinho. Com o resfriamento quase que instantâneo, forma-se uma crosta endurecida, mas o material ainda plástico do interior rompe esta casca e da origem a outras estruturas globulares, de tal forma que o conjunto todo parece uma pilha de almofadas.

Incentivados pelo professor Colombo Tassinari, que tem um estudo mais recente sobre estas rochas vulcânicas, alunos do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) fizeram uma placa e folhetos com explicação simples e objetivas sobre a estrutura.

O presente projeto conta com financiamento do Fundo de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Mais informações: (11) 3091-3957/4274, email igc@usp.br