Ex-aluno de Ciências Moleculares assume coordenação do curso

Fábio Armando Tal é professor do IME e já colabora com disciplinas do curso.

A Comissão Diretora do Curso de Ciências Moleculares (CCM) da USP, prestes a completar 25 anos de existência, acaba de escolher como seu coordenador um egresso do próprio curso. O professor Fábio Armando Tal, professor Associado 3 do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, foi aluno da quinta turma a se formar no bacharelado em ciências moleculares.

O curso nasceu da percepção do caráter cada vez mais multidisciplinar do conhecimento, o que demanda uma revisão dos tradicionais currículos universitários. O CCM engloba dois ciclos de formação: um ciclo básico, em que os alunos cursam 5 disciplinas obrigatórias, de matemática, física, química, biologia e computação, durante dois anos; um ciclo avançado, de dois anos de duração em que, além de atividade obrigatória de iniciação científica, os alunos e seus orientadores propõem uma grade personalizada de disciplinas, de modo a melhor atender suas aspirações profissionais.  A grade tem de ser aprovada pela Comissão de Graduação do Curso.

Dentre os egressos, há várias histórias de grande sucesso, com pessoas ocupando importantes posições acadêmicas em universidades do mundo inteiro, assim como posições de grande responsabilidade em empresas do Brasil e do exterior.  Em particular, alguns dos egressos tornaram-se docentes da própria USP, onde vêm desenvolvendo suas carreiras com sucesso. O professor Fábio Tal já colabora há algum tempo com o CCM, na qualidade de professor de disciplinas de matemática do ciclo básico e como membro da Comissão Diretora do curso.  A partir desse mês, ele assume a coordenação do curso, com a missão de zelar pela tradição de excelência já consolidada.