Estudo da FSP investiga afastamento do trabalho por transtornos mentais

Publicado em Saúde por em

Da Agência USP de Notícias

Uma pesquisa sobre ausência no trabalho por motivo de transtornos mentais, do pesquisador João Silvestre da Silva-Júnior, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, foi recentemente publicada na PLOS ONE. A revista é um dos periódicos científicos de maior fator de impacto mundial na área de Saúde e Ciências Médicas. O estudo conduzido na FSP contou com a parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O manuscrito Long-Term Sickness Absence Due to Mental Disorders Is Associated with Individual Features and Psychosocial Work Conditions foi baseado na dissertação de mestrado de João Silvestre da Silva-Júnior, apresentada ao Programa de Saúde Pública da FSP. A dissertação esteve sob orientação da professora Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental.

Os pesquisadores avaliaram a relação entre fatores individuais e condições de trabalho desfavoráveis relatados por trabalhadores que solicitavam benefício auxílio-doença. O estudo foi conduzido na cidade de São Paulo entre 2011 e 2012 e encontrou uma maior probabilidade de transtornos mentais incapacitantes entre trabalhadores do sexo feminino, de cor de pele branca, com alto nível de escolaridade, com alto consumo de cigarro e álcool, além de presença de diversas comorbidades. Condições de trabalho na qual houve exposição à violência e a estressores psicossociais do trabalho estiveram fortemente associadas aos quadros de desgaste mental, quando comparado a outras doenças.

Os autores concluíram que tanto as características individuais, quanto as condições de trabalho estão relacionadas ao afastamento do trabalho por doenças psiquiátricas. Todavia, reforçam a necessidade de profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho investigarem condições inadequadas nas empresas para implementação de ações e estratégias preventivas em situações de maior susceptibilidade de adoecimento.

No momento os autores conduzem pesquisa para compreender os facilitadores e barreiras no processo de retorno ao trabalho de pessoas que receberam benefício no INSS por transtornos psiquiátricos.

Mais informações: (11) 97648-4643, email silvajunior.js@gmail.com

.