Estudo do HC seleciona mulheres para realização de laqueadura

As mulheres interessadas em participar do protocolo passarão por uma triagem rigorosa no ambulatório da Ginecologia, pois o método é irreversível.

Da Agência USP de Notícias

A Clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) inicia protocolo de estudo de laqueadura endoscópica e disponibiliza 500 vagas para mulheres, com mais de 25 anos, que tenham filhos e não desejam mais engravidar.

A técnica consiste no implante do Essure, dispositivo com cerca de 4 cm de comprimento e espessura de um fio de cabelo, que é colocado na tuba uterina e, três meses depois do procedimento, passa a impedir de forma permanente que a mulher engravide. Com eficácia de 99,8%, o método é rápido e minimamente invasivo. Não exige corte, não necessita de internação, é indolor e realizado no próprio ambulatório da Ginecologia do HC. A paciente sai andando e pode voltar normalmente para suas atividades, sem necessidade de repouso e afastamento do trabalho.

As mulheres interessadas em participar do protocolo passarão por uma triagem rigorosa no ambulatório da Ginecologia, pois o método é irreversível. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone (11) 2661-6193, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 14h30, com Cláudia Vieira, ou pelo email claudia.vieira@hc.fm.usp.br. Vale ressaltar que o agendamento na triagem não implica na realização do procedimento, pois é necessário que a paciente se enquadre em todos os pré-requisitos. A coordenação do estudo é do médico Walter Pinheiro.

Mais informações: (11) 2661-6193

Scroll to top