Lançamento da Humanitas estuda poesia da Irlanda do Norte no século 20

A hipótese defendida pela tese é a de que o trabalho poético com a métrica, figuras de linguagem e imagens cria uma constelação de experimentos estéticos.

A Editora Humanitas, da da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar o livro Exile, Home and City: The Poetic Architecture of Belfast, de Viviane Carvalho da Annunciação. A obra tem como objetivo compreender como a poesia escrita na Irlanda do Norte representa a cidade de Belfast durante o século 20.

A hipótese defendida pela tese é a de que o trabalho poético com a métrica, figuras de linguagem e imagens cria uma constelação de experimentos estéticos. A análise dos poemas de Belfast, escritos por Louis MacNeice, John Hewitt, Padraic Fiacc, Michael Longley, Derek Mahon, Ciaran Carson, Paul Muldoon, Medbh McGuckian, Seamus Heaney, Sinéad Morrissey, Leontia Flynn, Allen Gillis e Miriam Gamble, demonstra que a arquitetura poética de Belfast aponta para espaços sociológicos mais abrangentes. A cidade não é retratada singularmente, mas em sua conexão com outras localidades globais. Por meio de um espaço de confluência, os poemas selecionados apresentam um desejo simbólico de possuir Belfast, uma cidade em que arte, história e memórias interagem de forma dinâmica.

O livro custa R$ 45 e pode ser adquirido pelo email editorahumanitas@usp.br, na Livraria Humanitas e também em todas as distribuidoras parceiras.

Mais informações: (11) 3091-3728 / 3796, site http://www.editorahumanitas.com.br

Scroll to top