Doenças da superfície ocular são tema de livro revisado por docente da FMUSP

A supervisão da revisão científica da edição brasileira foi feita pela professora Ruth Miyuki da FMUSP.

Da Agência USP de Notícias

Foi  lançada no Brasil a primeira edição do livro Doenças da Superfície Ocular – Córnea, Conjuntiva e Filme Lacrimal, da editora Elsevier, com abordagens clínicas e cirúrgicas da atualidade. A supervisão da revisão científica da edição brasileira foi feita pela professora Ruth Miyuki Santo, orientadora da pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Na obra, os autores Edward J. Holland, diretor do Serviço de Córnea do Instituto dos Olhos de Cincinnati, Mark J. Mannise e W. Barry Lee – especialistas em transplantes de córnea – apresentam e comentam diversas doenças que acometem a superfície ocular, pesquisas atuais, o grande leque de opções terapêuticas existentes hoje e sistemas de classificação.

Com a colaboração de diversos especialistas, o livro reúne doenças, além da síndrome do olho seco, inflamação das pálpebras (blefarite) e da membrana que reveste a parte frontal do globo ocular (conjuntivite); lentes de contato e transplantes fazem parte deste renomado manual de oftalmologia; entre outras.

Os vídeos disponíveis neste site como material complementar também auxiliam no aprimoramento das habilidades cirúrgicas. Neles, os especialistas realizam, por exemplo, procedimentos avançados, incluindo técnicas de transplante da superfície ocular; transplante de membrana amniótica como alternativa para reconstrução da superfície; ceratoplastia lamelar (técnica cirúrgica de transplante de córnea) na doença de superfície ocular; e cirurgia de ceratoprótese, indicada em casos de alterações cicatriciais severas e vascularização profunda.

Para realizar o download de trechos do livro, é necessário o cadastramento no site.

Mais informações: (21) 3970-9237/3970-9247

Scroll to top