Projeto ELA Brasil busca voluntários para estudo sobre Esclerose Lateral Amiotrófica

A ELA é uma doença neurodegenativa que leva à paralisia progressiva dos músculos de todo o corpo, inclusive aqueles que fazem as pessoas falar, deglutir e respirar.

Da Agência USP de Notícias 

Pesquisadores do Projeto ELA Brasil da Faculdade de Medicina (FMUSP)  da USP buscam voluntários para pesquisa genética que visa estudar a forma familiar da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O Projeto ELA Brasil desenvolveu a metodologia para o estudo das mutações no cromossomo 9 e no gene da TARDBP. A Equipe já fez esta análise em mais de 200 pacientes da Forma Esporádica e alguns pacientes da Forma Familiar.

O Projeto abre agora o estudo para novas famílias portadoras da ELA familiar. Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo email elafamiliar.fmusp@gmail.com.

A ELA é uma doença neurodegenativa que leva à paralisia progressiva dos músculos de todo o corpo, inclusive aqueles que fazem as pessoas falar, deglutir e respirar. Estima-se que haja 15 mil portadores de ELA no Brasil. A doença acomete adultos e, sem tratamento, o doente morre entre 2 a 5 anos após o diagnóstico, em geral, por problemas respiratórios.

Mais informações: email gerchadi@usp.br, com o professor Gerson Chadi ou neste link

Scroll to top