Orquestra Sinfônica da USP abre temporada 2015 e comemora 40 anos

Espetáculo de abertura irá homenagear os maestros Camargo Guarnieri e Ronaldo Bologna.

Com informações da Osusp

Foto: Divulgação

No dia 22 de março, às 16 horas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp)  abre a temporada de concertos 2015 na Sala São Paulo fazendo uma homenagem aos maestros Camargo Guarnieri e Ronaldo Bologna, primeiros regentes da Orquestra.

Camargo Guarnieri assumiu a direção da recém-criada Osusp em 1975, cargo que exerceu até o final de sua vida. Com a Orquestra, Guarnieri estreou várias de suas obras e para ela escreveu muitas delas, especialmente as obras para cordas, que eram a formação inicial da Osusp. Suas composições somam mais de 700 obras e ele é, provavelmente, o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo, superado apenas por Villa-Lobos.

Ricardo Bologna é regente principal da Osusp, timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Realiza intensa atividade como solista e camerista em concertos pelo Brasil e exterior.

Com participação do renomado pianista Pablo Rossi e sob regência de Ricardo Bologna, a Osusp executará no dia 22 as obras Concerto para Cordas e Percussão, de Camargo Guarnieri; Rhapsody in Blue, de George Gershwin; Variaciones Concertantes, de Alberto Ginastera; e Danzón nº 2, de Arturo Marquez.

A Orquestra

Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da USP é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Foi fundada em 1975 e é considerada hoje uma das melhores orquestras universitárias da América Latina.

Desde seu início, a Osusp tem atuado ativamente na genuína missão de estimular a educação e a cidadania através da disseminação da cultura por meio da promoção de concertos educativos e acessíveis nas principais salas e teatros de São Paulo e dentro da própria USP.

Desde a sua criação a Osusp busca fomentar o gosto pela música, passar o legado de grandes mestres universais, apresentar novas propostas, estilos, e alcançar a comunidade intra e extramuros da Universidade, encantando com sua arte, demonstrando que a herança cultural, a criação e inovação musical têm sido pilares para que a orquestra seja um componente vital da ligação da academia com a sociedade.

Serviço

Os ingressos para o espetáculo de abertura das apresentações de 2015 começam a ser vendidos no dia 14 de março no site Ingresso Rápido e variam de R$ 13 a R$ 63. A Sala São Paulo Praça fica na Praça Júlio Prestes, nº 16, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3000 ou site http://www.usp.br/osusp.