Projeto do ICB sobre memória e medo seleciona pesquisador de pós-doutorado

A pesquisa é do Laboratório de Neuroanatomia Funcional, coordenado pelo professor Newton Canteras.

O Laboratório de Neuroanatomia Funcional do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP seleciona pesquisadores para desenvolver estudo sobre memória e medo. A pesquisa integra o Projeto Temático Fapesp Bases Neurais do medo e agressão, coordenado pelo professor Newton Canteras.

O objetivo deste estudo é a investigação de como a formação hipocampal está envolvida na mediação de respostas de medo inato e aprendido às ameaças predatórias. Serão examinadas no estudo as correlações entre a atividade comportamental e a atividade elétrica hipocampal. Na segunda parte do projeto, usando ferramentas de opto e farmacogenética, o objetivo é explorar como a inativação da via hipotálamo-talâmica formada pelo núcleo pré-mamilar dorsal e a parte ventral do núcleo ântero-medial do tálamo (AMv) influencia a atividade hipocampal em resposta a ameaça predatória. Sabe-se que a ameaça predatória mobiliza esta via hipotálamo-talâmica e achados recentes do Laboratório de Neuroanatomia Funcional revelaram que o AMv influencia a aquisição do aprendizado contextual para uma ameaça predatória.

Os candidatos devem ter experiência prévia na análise de circuitos neurais. É interessante que também tenham experiência em técnicas de manipulação opto e farmacogenéticas, bem como registro eletrofisiológico “in vivo”. Experiência com cirurgias estereotáxicas também é desejável. Os interessados devem contatar o professor Newton Canteras pelo email newton@usp.br.

Mais informações: email newton@usp.br

Scroll to top