Inscrições abertas para Prêmio Gutierrez de Matemática

Premiação contempla a melhor tese de doutorado em matemática defendida no ano anterior.

Da Assessoria de Imprensa do ICMC

Estão abertas, até o dia 17 de abril, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), premiando, a cada ano, a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior.

O valor do prêmio será equivalente a uma bolsa de Pós-Doutorado Júnior. Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve enviar um e-mail com o arquivo em formato PDF da tese defendida e aprovada, bem como os artigos dela provenientes, para o email premiogutierrez@icmc.usp.br. O edital do Prêmio e demais informações podem ser obtidas neste link: icmc.usp.br/e/10907.

A premiação será realizada em cerimônia oficial no dia 31 de agosto, às 14 horas, no Auditório Luiz Antonio Favaro.

Sobre Carlos Gutierrez

O Prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde titulou-se mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Mais informações:  (16) 3373-9638, site http://icmc.usp.br/e/10907, email premiogutierrez@icmc.usp.br