Paula Sadiva é eleito vice-diretor do IEA

Sadiva foi eleito por maioria absoluta de votos em votação que ocorreu em fevereiro.

O médico patologista Paulo Hilário Nascimento Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é o novo vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Ele foi eleito pelos membros do Conselho Deliberativo (CD) do IEA em votação realizada no dia 24 de fevereiro, quando obteve a maioria absoluta dos votos.

Trata-se do primeiro dirigente do IEA escolhido segundo as orientações da resolução 6753 do Estatuto da USP, a qual determina a votação em dois turnos, sendo o segundo condicionado à não obtenção da maioria absoluta dos votos por parte de um dos candidatos. Antes, diretores e vice-diretores eram escolhidos a partir de uma lista tríplice elaborada pelos integrantes da Congregação e dos Conselhos de Departamento das respectivas unidades — no caso do IEA, pelo CD — cabendo ao reitor a nomeação final.

Saldiva substitui Carlos Roberto Ferreira Brandão, professor titular do Museu de Zoologia (MZ) da USP, que permaneceu na vice-direção do IEA de 2014 a 2015 e deixa o cargo para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do Ministério da Cultura encarregada da administração dos museus federais e pela formulação de políticas públicas para a área.

Saldiva é professor titular de patologia da FMUSP desde 1996, onde graduou-se em medicina e obteve o título de doutor em Patologia. Foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University, Estados Unidos, e membro do Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com informações da Assessoria de Comunicação do IEA

Mais informações: site http://goo.gl/jLMIWv