Núcleo Fluir do CEFAP conta com novos equipamentos para otimizar resultados

Núcleo otimizou resultados em 82% entre 2013 e 2014.

Em 2014, o serviço de separação de células através de citometria de fluxo, do Centro de Facilidades de Apoio à Pesquisa (Cefap) da USP, Núcleo Fluir, realizou 113 procedimentos que contemplaram 27 professores e 40 alunos de pós-graduação da comunidade científica da USP e externa. Isso representou um aumento de 82% no número de experimentos de separação celular em relação a 2013.

Recentemente, o CEFAP adquiriu seu mais novo equipamento, o citômetro BD LSRFortessa™ X-20, destinado a experimentos de imunofenotipagem, ampliando desta forma os serviços prestados por este núcleo. Além das fontes de laser convencionais (violeta, azul e vermelho), o novo citômetro possui um laser que emite luz no comprimento do verde-amarelo que possibilita uma maior excitação dos fluorocromos já utilizados com o laser azul. Isso traz grandes vantagens, como uma melhor separação das subpopulações, montagem de painéis que dispensam a compensação e combinações com maior número de fluorocromos, sendo possível a análise de até 16 cores, além dos parâmetros de tamanho e granulosidade. Acreditamos que o novo citômetro permitirá aos pesquisadores um aumento na qualidade dos trabalhos que reverterão no impacto da pesquisa científica.

Com este novo equipamento, o núcleo FLUIR irá iniciar a formação de “superusuários” que estarão habilitados a usar diretamente o citômetro, se responsabilizando pelo seu trabalho e pelo bom uso do equipamento. O “superusuário” deve também se prontificar a transferir as informações de como usar o aparelho para outros pesquisadores, e assim sucessivamente. O CEFAP anunciará em breve as datas para realização dos cursos que habilitarão os “superusuários”.

Mais informações: email infoicb@icb.usp.br

Scroll to top