EACH firma convênio para monitorar atividades físicas por meio de técnicas de inteligência artificial

O professor Norton Trevisan Roman do curso de Sistemas de Informação da EACH é o coordenador do projeto.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, a Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) e a Academia Central Kungfu-Wushu, localizada em Campinas, assinaram recentemente um convênio que tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas e ferramentas para gerenciamento, ensino e monitoramento de atividades físicas, como aplicação, principalmente, das áreas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões.

A parceria entre as três instituições monitorará uma atividade física por meio de técnicas de inteligência artificial, buscando solucionar dois problemas: “o reconhecimento automático de presença em um ambiente de ensino de artes marciais; e o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de analisar os movimentos individuais de um aluno, comparando-os a um padrão a ser definido, como auxílio ao aprendizado”, explica o professor do curso de Sistemas de Informação da EACH, Norton Trevisan Roman, que também é o coordenador do projeto.

O convênio vigorará até março de 2018 e pretende contribuir não apenas com a comunidade científica, desenvolvendo novas técnicas para abordar o problema, mas também com a sociedade como um todo, já que um de seus objetivos é o desenvolvimento de uma ferramenta que consiga fazer o reconhecimento de presença em ambientes dinâmicos.

De acordo com o professor, instituições de ensino e academias poderiam então utilizar-se desse sistema para automaticamente identificar presenças, acelerando assim o processo de gerenciamento de seus alunos. Além disso, o aprendizado da atividade física pode ser facilitado por meio da ferramenta que analisa os movimentos de cada aluno e os compara com o movimento padrão.

Com informações da Assessoria de Imprensa da EACH