​IEA reúne reitores para debaterem o futuro das universidades

Inserido na programação da Intercontinental Academia, o debate será moderado pela jornalista especializada em educação Sabine Righetti e terá a presença de Marco Antônio Zago, reitor da USP, entre outros.

Reitores e expoentes na pesquisa sobre educação superior se reunirão na sexta-feira, 24 de abril, das 15 horas às 17h30, na sala do Conselho Universitário da USP, para discutir o futuro das universidades, seus desafios e perspectivas, tomando como base as experiências destes conferencistas como gestores e os projetos que implementaram ou idealizaram para universidades.

Inserido na programação da Intercontinental Academia, o debate será moderado pela jornalista especializada em educação Sabine Righetti e terá a presença de Marco Antônio Zago, reitor da USP; Klaus Capelle, reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC); Naomar de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Carlos Voght, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); Luiz Bevilacqua, ex-reitor da UFABC, e John Heath, pró-reitor de Infraestrutura da Universidade de Birmingham.

A Intercontinental Academia é um projeto de cooperação acadêmica internacional, interdisciplinar e singular no universo científico. Gerado no âmbito da rede UBIAS – formada por 34 Institutos de Estudos Avançados baseados em Universidades –, reúne dois institutos de dois continentes para desenvolverem, ao longo de dois workshops interdisciplinares, uma pesquisa conjunta centrada num tópico temático transversal (conceito 2+2+2).

Pela proposta, jovens cientistas e pesquisadores seniores de várias partes do mundo e de diferentes áreas do saber se reúnem para debater o “tempo”. Ao final, eles produzirão um MOOC (Massive Open Online Course) sobre este tema.

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP é responsável pela realização do primeiro encontro de imersão da Academia, que começou no ultimo dia 17 e vai até 30 de abril. O segundo será organizado pelo Institute for Advanced Research (IAR) de Nagoya, no Japão, em março de 2016.

A Sala do Conselho Universitário da USP fica na Rua da Praça do Relógio, 109, andar térreo do prédio da Administração Central, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-1681, email ferezende@usp.br, com Fernanda Rezende (imprensa)