Políticas ambientais serão implantadas em todas as unidades da USP

Iniciativa propõe a elaboração de políticas ambientais para todos os campi da USP.

Com objetivo de desenvolver políticas ambientais para a USP, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP se reuniu no dia 16 de abril com os 11 grupos de trabalho envolvidos com o tema. A iniciativa propõe a elaboração de uma política para cada grupo, que envolve todos os Campi da USP. Entre os grupos estão: Edificações Sustentáveis, Educação Ambiental, Uso e Ocupação Urbana e Rural, Energia, Emissão de Gases, Áreas Verdes e Reservas Ecológicas, Gestão de Fauna, Água e Efluentes, Mobilidade, Sustentabilidade na Administração e Resíduos.

Os responsáveis pelo projeto, Marcelo de Andrade Romero e o assessor da SGA, Miguel Cooper, e os coordenadores de cada grupo avaliaram, durante a reunião, a organização e o desenvolvimento dos projetos. Romero, que é superintendente de Gestão Ambiental, conduziu a reunião e ressaltou que “tudo o que será feito no futuro, será a partir dessas políticas”. O profissional cuida da questão ambiental da USP, determinando os caminhos que a universidade deve percorrer. “Com esses grupos, estamos definindo o que é necessário para a política ambiental da instituição”, disse.

O assessor da SGA e coordenador dos grupos de trabalho Resíduos e Uso e Ocupação Urbana e Rural, Miguel Cooper, explicou que os trabalhos foram iniciados em setembro de 2014, com prazo de entrega para o mesmo mês deste ano. Segundo Cooper, que também é professor do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, após a definição das políticas, os Campi da USP terão que fazer a implantação e elaborar os planos socioambientais e urbanos para organizar e articular as iniciativas e corrigir os problemas de cada unidade. “Queremos adequar ambientalmente a USP e é por meio das políticas que estamos solicitando que os campi farão diagnósticos, traçarão diretrizes e metas e que, a longo prazo, a USP realizará medidas em diversas áreas com adequação ao princípio de sustentabilidade”

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq

Mais informações:(11) 3091-9191, site www.sga.usp.br, email sga@usp.br