Sistema criado na EEFERP certifica eficácia de serviços de saúde

Ekos é um sistema gratuito que fornece informações sobre a eficácia dos serviços prestados por profissionais cadastrados.

selo_ekosUma iniciativa da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP resultou em um sistema gratuito que ajuda a localizar profissionais de saúde e fornece informações sobre a eficiência dos serviços prestados. O intuito do Sistema Ekos – Avaliação dos Serviços em Saúde é subsidiar pacientes no momento da escolha do profissional mais adequado para cada objetivo, como emagrecer, reduzir pressão arterial ou ganhar massa muscular.

Idealizado pelo professor Carlos Roberto Bueno Júnior, o Ekos permite que profissionais das áreas de nutrição, educação física, medicina, fisioterapia e terapia ocupacional se cadastrem e informem os dados iniciais de saúde de seus pacientes e os dados obtidos após cerca de seis meses de tratamento. Profissionais que cadastram pelo menos metade dos pacientes podem usar o Selo Ekos de profissional certificado. Os pacientes cadastrados pelos profissionais podem acompanhar pelo sistema suas avaliações.

Essas informações alimentam uma base de dados pública gratuita, que qualquer pessoa pode usar para escolher, por exemplo, um profissional de educação física. Se o objetivo é emagrecimento, esse paciente pode fazer uma busca para comparar os profissionais cadastrados em seu estado que obtiveram os melhores resultados em relação à avaliação da circunferência da cintura ou à porcentagem de gordura corporal.

O Ekos avalia, ao todo, sete objetivos: além de emagrecer, reduzir pressão arterial, ganhar massa muscular, ganhar força muscular, melhorar condição cardiorrespiratória, melhorar perfil lipídico e reduzir glicemia. Cada um destes objetivos tem as medidas correspondentes para avaliação. O funcionamento detalhado do sistema é explicado neste vídeo.

Profissionais de todo o Brasil podem participar. A ferramenta visa não apenas auxiliar os pacientes, mas também promover a valorização profissional e estimular o aperfeiçoamento constante da prática. Além do site, o Ekos também tem página no Facebook e no Instagram.

Mais informações: site http://app.eeferp.usp.br/ekos/, email ekos@usp.br