Alunos de ensino médio apresentam projetos desenvolvidos em pré-iniciação científica

Publicado em Pesquisa por em

No dia 27 de abril, 240 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Álvaro Guião, de São Carlos, terão uma aula diferente. Desta vez, os professores serão sete colegas que cursam o segundo ano do ensino médio na escola. Eles mostrarão os resultados de três projetos de pré-iniciação científica que estão desenvolvendo desde abril do ano passado, sob a orientação de docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A apresentação será na Escola Estadual Álvaro Guião, em São Carlos.

Trabalhando com o objetivo de transformar ideias em programas de computador, os estudantes participaram de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para apoiar projetos de pesquisa que possibilitem despertar o interesse pela ciência em alunos da rede pública de ensino. O programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade oferece uma oportunidade para que esses estudantes complementem sua formação pessoal, aprimorem conhecimentos e se preparem para a vida profissional por meio da convivência com os procedimentos e as metodologias empregadas na pesquisa científica.

No caso dos três projetos realizados pelos sete alunos da Álvaro Guião, eles foram orientados por um grupo de professores coordenado por Seiji Isotani, do ICMC. Isotani explica que o objetivo era desenvolver o pensamento computacional por meio da utilização do programa scratch. “Os estudantes utilizaram o programa para realizar pequenas atividades de programação visual. Assim, puderam se apropriar de conhecimentos de computação e de inovação tecnológica, que poderão ser úteis para motivá-los a seguir uma carreira na área de ciências exatas”, ressaltou.

Muitos dos alunos do ensino médio, principalmente do ensino público, pensam que a USP é uma realidade distante de suas vidas. Esse projeto quer mostrar que isso não é verdade. É uma forma de captar novos talentos e incentivá-los a entrar na área de computação”, explica a professora Roseli Romero, coordenadora do programa de Pré-Iniciação Científica no ICMC e presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto.

Além da apresentação que acontecerá na Escola Estadual Álvaro Guião na manhã do dia 27 de abril, os alunos mostrarão seus projetos para a comunidade do ICMC à tarde, a partir das 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrições previamente.

Como participar

Os professores da USP que desejarem orientar projetos de pré-iniciação científica podem submeter propostas até 22 de maio. Para saber como fazer, acesse o edital do programa. Após essa data, os projetos serão selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade.

Depois da seleção, os projetos são enviados às Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. As escolas públicas que desejarem fazer parte da iniciativa devem procurar sua respectiva Diretoria Regional de Ensino comunicando o interesse. Além disso, cada escola deve realizar uma seleção para indicar os alunos que participarão do programa.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373-8876, email pesquisa@icmc.usp.br

.