Mais perto do céu: observação noturna no telescópio dá vida nova aos astros

Nos finais de semana de Lua crescente, o Observatório Abrahão de Moraes do IAG recebe o público na “Noite com as Estrelas”.

Lua e Júpiter foram os convidados de honra do Noite com as Estrelas do dia 27 de março. A atividade, realizada no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, acontece durante um fim de semana por mês, sempre na fase quarto crescente da Lua.

Apesar de algumas nuvens encobrindo o céu na ocasião, os telescópios Prometeu e Asterix não decepcionaram quem foi até o observatório, localizado entre as cidades de Valinhos e Vinhedo, proporcionando uma visão única de astros que geralmente só vemos de longe ou nos livros de ciências.

Nesta fotorreportagem, acompanhamos a primeira observação da sexta-feira, com uma turma do sexto ano de uma escola da região. Nossas lentes, não tão potentes quanto as dos telescópios, miraram o céu, mas também a admiração provocada anos-luz de distância, aqui na Terra.

[cycloneslider id=”mais-perto-do-ceu”]

Mais informações sobre o Noite com as Estrelas e agendamento de visitas pelo telefone (19) 3856-5400 ou no site do Observatório.

Com agradecimentos a Rafael Miloni Santucci, Kizzy Alves Resende e toda a equipe do Observatório Abrahão de Moraes.