Equipe de estudantes da USP é finalista da competição “Fly Your Ideas”

A equipe campeã receberá um prêmio no valor de €30.000.

Uma equipe de estudantes da USP está entre os cinco times selecionados pela Airbus – empresa de fabricação de aviões – para a última etapa do desafio universitário Fly Your Ideas, que está em sua quarta edição.

As equipes finalistas – que representam Brasil, China, Japão, Holanda e Reino Unido – viajarão para Hamburgo, na Alemanha, onde apresentarão seus projetos para a Airbus e seus especialistas, no dia 27 de maio. O segundo colocado será premiado com €15.000.

A equipe Retrolley abordou a questão da redução da produção de lixo durante o voo e propôs diminuir o tempo levado para a coleta e separação dos materiais após o voo, otimizando o tempo de operação das companhias aéreas, especialmente em voos de curta duração. O carrinho, criado sob medida pela equipe, pode separar de forma inteligente o lixo e reciclá-lo, minimizando o volume de metal, papel e plástico, e coletando fluídos residuais. Com isso, o peso do equipamento da cozinha pode ser reduzido em até 30 kg, diminuindo o consumo de combustível e oferecendo mais espaço para lanches e bebidas nos voos.

As propostas que concorrem ao grande prêmio foram escolhidas entre as mais de 500 inscritas no desafio estudantil global, promovido a cada dois anos. Criado em parceria com a Unesco, o Fly Your Ideas tem como objetivo inspirar a próxima geração de inovadores e oferecer oportunidades de experimentar o ambiente da indústria de aviação.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Jeffrey Group Brasil 

Mais informações: http://www.airbus-fyi.com/

Scroll to top