Lançamento da Humanitas debate relação entre urbanização e patrimonialização

O livro é do professor Everaldo Batista da Costa, da UnB.

A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar o livro Cidades da Patrimonialização Global: Simultaneidade totalidade urbana – totalidade – mundo, de Everaldo Batista da Costa, professor da Universidade de Brasília (UnB).

O livro debate a relação entre urbanização e patrimonialização; transcende uma já difundida abordagem unifocal sobre os bens culturais, para inseri-los na totalidade e na totalização das cidades, efetivamente. Discute, ainda, as estratégias globais de rearranjo dos setores de cidades, sem perder de vista a relação dialética entre a patrimonialização e o processo de periferização urbana.

Originalmente, o estudo trata da necessidade de metodologias que imbriquem planejamento urbano e políticas de patrimônio, face às ações pela mercantilização da terra e da cultura urbanas. Apresenta, assim, o caso das cidades barrocas mineiras chanceladas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, na busca das possibilidades efetivas de empoderamento patrimonial local, o qual se correlaciona à qualidade e à dignidade da vida urbana.

O lançamento pode ser adquirido pelo email editorahumanitas@usp.br, na Livraria Humanitas da FFLCH ou nas distribuidoras parceiras.

Mais informações: (11) 3091-3728, site http://goo.gl/LdBfRz

Scroll to top