Ambulatório dos Viajantes do HC alerta para os riscos do sarampo nas férias

Imunização é a melhor forma de prevenção da doença.

Com a proximidade das férias escolares e o planejamento de viagens ao exterior, o Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) alerta para o risco de transmissão de sarampo nos Estados Unidos, em países da Europa, como França, Alemanha e Inglaterra, na Ásia e na África.

Segundo a infectologista Karina T. Miyaji, a imunização é a melhor forma de prevenção da doença. A vacina de sarampo é eficaz em até 99% dos vacinados, e está contida na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). São indicadas duas doses para menores de 20 anos e uma dose para pessoas acima de 20 anos. Adultos que não têm certeza se já receberam a vacina devem ser vacinados.

Em 2014, foi registrado um surto de sarampo Ceará que se estende até o momento. A maioria dos casos eram de pessoas não vacinadas, alertou a médica responsável pelo Ambulatório dos Viajantes.

Já a vacinação contra a febre amarela é indicada para viajantes com destino a alguns países da África e América Latina. No Brasil, a doença prevalece no Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Goiás, Pará e Distrito Federal. Alguns países exigem o certificado de vacinação de pessoas provenientes de países endêmicos.

Outras vacinas recomendadas são Hepatite B e Difteria-Tétano. A dose de reforço dupla adulto (dT) deve ser tomada a cada 10 anos.

Ambulatório dos Viajantes

O Ambulatório dos Viajantes é um serviço pouco conhecido e de muita utilidade para os viajantes internacionais. No local, são promovidas palestras, em que os médicos transmitem informações essenciais sobre as principais doenças dos países que serão visitados e orientações sobre vacinas, além de esclarecerem dúvidas. O viajante conta, ainda, com atendimento individual e é vacinado, se necessário.

Das orientações prestadas pelos médicos, destacam-se, principalmente, as relacionadas a doenças transmitidas por água e alimento, picada de mosquito, acidente com animais que podem transmitir raiva, acidente com animais peçonhentos, violência urbana e até cuidados durante o voo para a prevenção de trombose venosa.

O serviço gratuito pode ser agendado pelo telefone (11) 2661-6392.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC

Mais informações: (11) 2661-6392