USP oferece videoaulas de Língua Brasileira de Sinais

Publicado em Educação por em

A disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD – FLL 1024 foi idealizada para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos e à cultura surda. As videoaulas também ficam disponíveis para o público interessado no Portal e-Aulas USP.

Para a disciplina, foi desenvolvida uma série de videoaulas divididas em duas partes, todas produzidas pelo grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação. A primeira com o conteúdo teórico de 10 videoaulas apresentando um panorama histórico, social e pedagógico sobre o desenvolvimento da língua de sinais, e mais especificamente da Língua Brasileira de Sinais, Libras. A coordenação é do professor Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Aulas teóricas e práticas

As aulas teóricas são apresentadas em Português pelo professor Felipe Barbosa, e em Libras, com legendas em Português, pela professora Janice Gonçalves Temoteo. Ao contrário do habitual para produtos audiovisuais acessíveis, a versão da aula em Libras não é uma pequena janela no canto da tela, e sim, um vídeo à parte, com a intérprete de Libras em tela cheia.

A segunda parte do curso é a prática de Libras,onde os alunos se familiarizam com os principais vocabulários e expressões da Libras de uma maneira inovadora, por meio de uma websérie de ficção totalmente sinalizada em Libras. A série em 10 episódios conta a história de Diogo, um garoto surdo de 15 anos que é novo na cidade e na escola. Não bastassem os conflitos normais de um garoto de sua idade passando por essas mudanças, ele terá que lidar com conflitos ainda maiores, uma vez que a escola para onde ele vai não está preparada para receber um aluno surdo.

As filmagens foram realizadas nas salas do Departamento de Letras da FFLCH-USP, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação e do Departamento de Linguística. No elenco, foram chamados não-atores com conhecimentos de Libras, alguns deles surdos.

Disponibilidade

Os alunos dos cursos de licenciatura da USP poderão cursar a disciplina no ambiente virtual Stoa, desde que devidamente matriculados.

Os interessados na disciplina não matriculados ou que não são alunos da USP poderão acessar os conteúdos e os materiais no ambiente virtual Stoa no link: http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=5603&section=0.

As videoaulas também ficam disponíveis para público no Portal e-Aulas USP.

A parte teórica e prática do curso já estão disponíveis. A parte prática, com a websérie em Libras, foi lançada dia 18 de maio, e irão ao ar dois episódios por semana.

.