Projeto da USP em São Carlos vai recuperar áreas degradadas do campus

Publicado em Meio ambiente por em

A USP em São Carlos, por meio do Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) estão desenvolvendo o projeto “Proteção, Recuperação de Áreas Degradadas e Educação Ambiental na Reserva Ecológica da Área 2 do Campus da USP de São Carlos”, financiado e demandado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da Universidade.

O grupo, formado majoritariamente por alunos do curso de Engenharia Ambiental da EESC, já trabalha desde 2012 com a regeneração de uma área próxima ao prédio da Engenharia Ambiental. Nesse novo projeto, realizado desde outubro do ano passado, eles utilizam métodos agroflorestais – sem uso de pesticidas, fungicidas e agrotóxicos – no processo de proteção e recuperação de locais degradados na Área 2, também conhecida como Campus 2 da USP.

A região-foco do projeto abrange duas nascentes que estão dentro dos limites do Campus e uma terceira que está logo após os muros da USP. Além de restaurar a vegetação, a intervenção prevê a construção de uma trilha interpretativa que promoverá a educação ambiental através de placas informativas.

O GEISA também atua há mais de quatro anos em outra vertente social da pesquisa, que inclui a oferta de educação ambiental crítica e emancipatória para cerca de 150 alunos que estudam e residem na região do Campus. Para conhecer e articular as demandas e expectativas da sociedade, o grupo também realizou um diagnóstico socioambiental de toda a população local.

Referida como práxis, a atividade une teoria e prática que se modificam durante a ação, complementando a formação do engenheiro ambiental e auxiliando no cumprimento de sua função social, além de contribuir para o crescimento pessoal dos integrantes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: email geisa.saocarlos@gmail.com

.