Bateria da FEA divulga pesquisa sobre as Baterias Universitárias

Publicado em Pesquisa por em

Da Assessoria de Comunicação da FEA

As primeiras baterias de samba nas universidades surgiram há quarenta anos com o objetivo de impulsionar as torcidas dos alunos durantes competições esportivas. Desde então, o movimento de Baterias Universitárias cresceu e tomou proporções impressionantes. Hoje, as 250 baterias localizadas em 12 estados do país envolvem mais de 10 mil alunos, e começam a ser vistas como um negócio. Muitas são contratadas para animar eventos, como formaturas e casamentos, e tem atraído patrocinadores de alto calibre como Procter & Gamble, AB-InBev e Red Bull.

Porém, pouco se sabia a respeito há duas semanas atrás. Devido ao crescimento fragmentado e a falta de comunicação entre as entidades, o movimento das Baterias Universitárias (BUs) era desconhecido e até mesmo desacreditado.

Em meio a esse contexto e acreditando no potencial do setor, integrantes da bateria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP (Bateria S/A) aplicaram os conhecimentos dos cursos de administração, economia e contabilidade para desenvolver um Estudo sobre as Baterias Universitárias do Brasil. O trabalho situa-se entre um censo, uma pesquisa, um estudo de caso e um registro histórico. O objetivo principal é ajudar os mais de 250 gestores de BUs a entender o ambiente em que operam e compartilhar melhores práticas de gestão entre as entidades. Outra meta é abrir as portas do mundo corporativo para as BUs e incentivar grandes empresas a se tornarem patrocinadores, clientes e investidores do movimento.

Iniciado em Janeiro de 2011, o Estudo das Baterias Universitárias durou mais de um ano. Foram 30 entrevistas realizadas em todo o Brasil por uma equipe de 6 membros da Bateria S/A, sendo quatro alunos e dois ex-alunos. Pela diversidade de membros na equipe, foi possível unir o conhecimento adquirido na FEA e a experiência profissional de cada membro para construir um trabalho sólido e abrangente, que inclusive promete trazer vários frutos em termos de pesquisa: pelo menos 3 Trabalhos de Conclusão de Curso da FEA recentemente abordaram o mundo das baterias e escolas de samba.

O Estudo das Baterias Universitárias está sendo amplamente divulgado no mundo das escolas de samba e baterias universitárias, onde a Bateria S/A é bastante respeitada pela sua qualidade técnica, robustez organizacional, e contribuições. Inclusive, a publicação mais relevante sobre bateria de samba na internet atualmente é o Blog Bateria S/A, com mais de 1.000 acessos por dia (www.blogbateriasa.com). Os alunos e ex-alunos da Bateria S/A também estão alavancando suas redes de contatos para divulgar o material no mundo corporativo.

O estudo pode ser visualizado e baixado pelo link.

Mais informações: (11) 3091-5933/ 5813, site www.fea.usp.br.

.