Bateria da FEA divulga pesquisa sobre as Baterias Universitárias

Alunos da FEA aplicaram os conhecimentos dos cursos de administração, economia e contabilidade para desenvolver um estudo sobre as Baterias Universitárias do Brasil.

Da Assessoria de Comunicação da FEA

As primeiras baterias de samba nas universidades surgiram há quarenta anos com o objetivo de impulsionar as torcidas dos alunos durantes competições esportivas. Desde então, o movimento de Baterias Universitárias cresceu e tomou proporções impressionantes. Hoje, as 250 baterias localizadas em 12 estados do país envolvem mais de 10 mil alunos, e começam a ser vistas como um negócio. Muitas são contratadas para animar eventos, como formaturas e casamentos, e tem atraído patrocinadores de alto calibre como Procter & Gamble, AB-InBev e Red Bull.

Porém, pouco se sabia a respeito há duas semanas atrás. Devido ao crescimento fragmentado e a falta de comunicação entre as entidades, o movimento das Baterias Universitárias (BUs) era desconhecido e até mesmo desacreditado.

Em meio a esse contexto e acreditando no potencial do setor, integrantes da bateria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP (Bateria S/A) aplicaram os conhecimentos dos cursos de administração, economia e contabilidade para desenvolver um Estudo sobre as Baterias Universitárias do Brasil. O trabalho situa-se entre um censo, uma pesquisa, um estudo de caso e um registro histórico. O objetivo principal é ajudar os mais de 250 gestores de BUs a entender o ambiente em que operam e compartilhar melhores práticas de gestão entre as entidades. Outra meta é abrir as portas do mundo corporativo para as BUs e incentivar grandes empresas a se tornarem patrocinadores, clientes e investidores do movimento.

Iniciado em Janeiro de 2011, o Estudo das Baterias Universitárias durou mais de um ano. Foram 30 entrevistas realizadas em todo o Brasil por uma equipe de 6 membros da Bateria S/A, sendo quatro alunos e dois ex-alunos. Pela diversidade de membros na equipe, foi possível unir o conhecimento adquirido na FEA e a experiência profissional de cada membro para construir um trabalho sólido e abrangente, que inclusive promete trazer vários frutos em termos de pesquisa: pelo menos 3 Trabalhos de Conclusão de Curso da FEA recentemente abordaram o mundo das baterias e escolas de samba.

O Estudo das Baterias Universitárias está sendo amplamente divulgado no mundo das escolas de samba e baterias universitárias, onde a Bateria S/A é bastante respeitada pela sua qualidade técnica, robustez organizacional, e contribuições. Inclusive, a publicação mais relevante sobre bateria de samba na internet atualmente é o Blog Bateria S/A, com mais de 1.000 acessos por dia (www.blogbateriasa.com). Os alunos e ex-alunos da Bateria S/A também estão alavancando suas redes de contatos para divulgar o material no mundo corporativo.

O estudo pode ser visualizado e baixado pelo link.

Mais informações: (11) 3091-5933/ 5813, site www.fea.usp.br.