USP foi uma das sedes de desafio mundial de inovação e mudanças climáticas

Duração de vinte e quatro horas, participantes assistiram palestras sobre mudanças climáticas e tecnologia e prepararam suas propostas.

Nos dias 18 e 19 de junho a Agência USP de Inovação recebeu o Climathon 2015, desafio mundial realizado pela Climate-KIG que busca propostas de soluções inovadoras para melhorar a conservação da biodiversidade nas cidades. O projeto vencedor é da equipe Garbage Collector, com o tema “Solução para contribuir com a logística reversa por meio de gamificação e informação ao usuário. Os integrantes do grupo são Filipe Filardi de Jesus, Fabiano Sampaio,  Sabrina Gonçalves Raimundo, Thiago Nobayashi e Victor Edoardo Garcia Ribeiro Valeriano.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O evento teve duração de vinte e quatro horas, durante as quais os participantes assistiram a palestras sobre mudanças climáticas e tecnologia e prepararam suas propostas. O Climathon 2015 aconteceu simultaneamente em outras 18 cidades do mundo, com representantes dos seis continentes. As melhores propostas de cada cidade receberão suporte e mentoria para desenvolvimento de suas ideias. Os grupos que mais avançarem nas pesquisas apresentarão o projeto na COP 21, conferência das Nações Unidas para debater as mudanças climáticas no mundo que acontecerá em dezembro, em Paris.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No desafio de São Paulo, as três equipes participantes avançaram para a próxima etapa. O segundo colocado foi o grupo Ecotopia, que propôs uma plataforma web para auxiliar pessoas a compartilhar e monitorar problemas e soluções para o meio ambiente urbano. O grupo é formado por Natália Weber, Vitor Emanoel Siqueira Santos, Francisco Ivanio, Juliana Quintanilha Martins e Leandro Key Higuchi Yanaze.O terceiro lugar ficou para o grupo Guardiões SP, integrado por Laiz Souto, Gabriela Fernandes e Nerida Nadia Huamán Valero, com a proposta do “WAZE Ecológico”.

Em São Paulo, o Climathon foi organizado pela Agência USP de Inovação em parceria com o Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP e com o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (Bio Comp).

Fabíola Costa / Agência USP de Inovação

Mais informações: (11) 3091-4495 / 4165, email dir-inovacao@usp.br

Scroll to top