Feira de Profissões da USP no Interior aproxima jovens da Universidade

Entre os dias 25 e 26 de junho, evento apresentou cursos, instalações e infraestrutura dos campi da USP do interior, e também as formas de ingresso na Universidade.

Eles vieram de todos os cantos do Vale do Paraíba. Chegavam ansiosos, pensativos e com a cabeça cheia de dúvidas. Qual carreira seguir? Qual o melhor caminho? As respostas, vieram buscar na 13ª Feira de Profissões da USP – Campi do interior que ocorreu na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP entre os dias 25 e 26 de junho.

O evento, uma realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em parceria com a EEL, recebeu caravanas de diversas cidades do Vale do Paraíba e até de Estados vizinhos como Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo da feira era levar aos jovens esclarecimentos sobre os cursos, as instalações e a infraestrutura dos campi da USP do interior, bem como apresentar a eles possibilidades de ingresso na USP, as atividades extracurriculares da Universidade e o mercado de trabalho contemporâneo.

Superando as expectativas da organização, a Feira de Profissões da USP – campi do interior – se encerrou com o dobro de visitantes esperados. Muitos grupos chegavam sem inscrição ou com inscrição incompleta. Isto fez com que pouco mais de 3700 inscritos se transformassem em 7 mil pessoas que passaram pelas catracas eletrônicas instaladas na Feira.

O professor Júlio César Santos Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da EEL considera que a Feira foi um sucesso: Recebemos pessoas da região do Vale do Paraíba, caravanas da Capital e também de lugares bem distantes como Sorocaba, por exemplo. Também recebemos pessoas de outros estados como os visitantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Estamos muito contentes com o resultado”.

Para o Presidente da CCEx de Lorena, um fator pode ter tido determinante no número de visitantes da Feira: o recente anúncio de que a USP passaria a aceitar as notas do ENEM como forma de ingresso.

Foto: Simone Colombo
Foto: Simone Colombo

A USP mais próxima

Além dos estandes que apresentavam o perfil das profissões, a Feira ofereceu palestras, bate papos, testes vocacionais, espaço para dúvidas relacionadas ao ingresso na USP, isenção de taxas, bolsas, etc. A intenção era mostrar que a USP é uma realidade próxima e está ao alcance de todos.

Para a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, a professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, a Feira de Profissões realizada em Lorena simboliza o compromisso da USP com a região do Vale do Paraíba por meio da Escola de Engenharia de Lorena. Os estudantes saberão aqui sobre todas as políticas da Universidade e terão esclarecimentos sobre a profissão que desejam seguir. Para a Pró-Reitora esse tipo de evento marca a aproximação da USP com os jovens e revela a eles que a USP é possível para todos.

Foto: Simone Colombo
Foto: Simone Colombo

Para o vice-reitor da USP, professor Vahan Agopyan, é uma obrigação da Universidade estimular os jovens a participarem e procurarem a USP e as Feiras de Profissões são uma porta de entrada. Este evento representa o grande contato da USP com o Ensino Médio. E isso é muito importante para toda a sociedade”.

O professor Francis Lobo, trouxe sua turma de alunos de uma escola técnica de Lorena para a Feira. Para ele o evento é extremamente importante para vida dos jovens, pois os coloca não só em contato com as profissões, mas também com o mundo Universitário, o que representa muito na vida deles. “É o momento de descobrirem as carreiras que querem seguir e as vocações profissionais. Colocá-los frente a frente com o lado prático das profissões é essencial e esse espaço é ideal para isso”.

Mateus de Oliveira, professor de uma Escola Pública de Pindamonhangaba trouxe uma turma de estudantes Essa feira está muito interessante, inclusive tem cursos que os alunos desconheciam como informática voltada para medicina, física voltado para medicina, isso para eles está sendo uma grande descoberta! Por morarmos no interior não temos tanto acesso aos avanços no mundo tecnológico e a feira vem para ampliar nossos horizontesjustifica Mateus de Oliveira.

“Essa feira veio para somar. Tem grande valia para nossa região. Os estudantes precisam de espaços como esse”, afirma a professora Maria Aparecida de Freitas, de São José dos Campos “tenho alunos do 3º ano do Ensino médio que ainda estão indecisos e eles acabaram de me dizer antes de descer do ônibus ‘ – professora esse é o momento da decisão! ’”.

Novo olhar para a educação superior

Conforme as caravanas chegavam, os jovens se espalhavam pelos estandes e procurando sua área de interesse. Diferentemente dos anos anteriores onde cada escola tinha seu espaço, este ano os estandes foram divididos por áreas: Humanas, Exatas e Biológicas o que facilita para os jovens encontrarem mais facilmente o que procuram. “Estou achando a feira espetacular! A divisão dos estandes por área ficou incrível, assim eles já vão direto para o pavilhão de seu interesse. Está incrível!” Estamos adorando!” diz a professora, Jeane dos Santos que veio da cidade de Guaratinguetá com seus alunos.

O mineiro Rafael Gorgulho, veio da cidade de Itajubá, Minas Gerais, com um grupo de amigos. Eles passaram o dia na Feira e aproveitaram para conhecer as instalações da EEL. O que mais chamou a atenção do grupo foram as atividades lúdicas apresentadas pelos estandes de Exatas, “é uma maneira muito mais interessante da gente entender a matéria. Está tudo muito bom! É muito divertido de aprender dessa maneira” diz o jovem, que já decidiu seguir carreira como Engenheiro da Computação.

Foto: Simone Colombo
Foto: Simone Colombo

Secretária de Educação do Município de Lorena, a professora Maria Aparecida Ramiro Nogueira destacou “o fato da USP, através da EEL estar cada vez mais próxima da comunidade lorenense, abre os horizontes para nossos alunos enxergarem a educação superior com outros olhos”.

Na opinião do Diretor da EEL, professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, a Feira de Profissões no Campus de Lorena foi de tamanha penetração quer na ação com os alunos das escolas que visitaram a Feira como no Campus de Lorena, permitindo uma intensa interação jamais vista entre docentes e funcionários do próprio campus. Há no momento intensa motivação para a realização de outros eventos semelhantes.

Na saída, o semblante apreensivo dos estudantes visto na chegada, foi substituído por fartos sorrisos, as famosas selfies e as divertidas poses para fotos.  Se sentiam em casa. A cabeça certamente fervilhando de ideias.  A Feira de Profissões da USP – campi do Interior – acabava de apresentar a milhares de jovens do Vale do Paraíba um leque de possibilidades e vários caminhos para o futuro.

Simone Colombo Lopes / Assessoria de Imprensa da EEL

Scroll to top