Professora da EERP publica nova edição de livreto sobre prevenção de acidentes

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP publicou a segunda edição de um livreto de orientações para pais e cuidadores de crianças sobre prevenção de acidentes que possam causar queimaduras. A obra também é indicado para crianças mais velhas, pois a linguagem é de fácil entendimento.

O livreto “Queimaduras: prevenção de acidentes” é resultado do trabalho de pesquisa Prevenção de acidentes por queimaduras: percepção de pacientes e de seus familiares, coordenado pela professora Lídia Aparecida Rossi, que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estudo de São Paulo (FAPESP).

O estudo mostrou que, pacientes lesionados por queimaduras não conheciam os perigos na própria casa, mencionando como fator de risco apenas a situação relacionada ao acidente, por isso a ideia do Manual. O livreto original foi publicado em 2000 e também tem como autores Enéas Ferreira, Elaine Carvalho Fernandes Braga Costa, Ellen Cristina Bergamasco e Cristina Camargo.

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, 6 de junho, a enfermeira Raquel Pan, doutoranda da EERP, teve a iniciativa de reformular o livreto para atrair mais a atenção de famílias e crianças sobre a temática das queimaduras.

De 2000 para 2015, foram feitas modificações no manual, como por exemplo, o texto, que ao invés de escrever para guardar o vidro de álcool em local seguro, é orientado para que não tenha álcool em casa. Foi acrescentado, também, um encarte para as crianças colorirem. A diagramação foi feita por Carla Cristina Barizza, da EERP.

A segunda edição teve apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Informações sobre como adquirir um exemplar pelo email raquelpano1@gmail.com, com Raquel Pan.

Raquel Duarte / Assessoria de Comunicação da EERP

Mais informações: email raquelpan01@gmail.com