FEA passa a oferecer serviço gratuito de orientação financeira ao público

Publicado em Sociedade por em

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA) da USP abre para o público seu Serviço de Orientação Financeira (SOF), até então restrito a funcionários da instituição.

A partir de agora, qualquer pessoa poderá receber gratuitamente orientação de como administrar suas finanças pessoais e solver dívidas. O atendimento, feito na própria Faculdade, precisa ser agendado com antecedência pelo telefone (11) 3091-5929. O SOF é mais uma ação de extensão universitária da USP. O atendimento é feito por uma equipe de orientadores financeiros, entre eles graduados em economia e estagiários supervisionados por professores da área.

Trata-se de um projeto de grande relevância social uma vez que a taxa de pessoas endividadas é grande. Dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) apontam que, somente na cidade de São Paulo, 49% das famílias se declaram endividadas. Esse número é maior (53%) entre pessoas com renda familiar de até 10 salários mínimos. Das dívidas contraídas, 69% referem-se a cartões de crédito, sendo que no grupo das famílias com renda até 10 mínimos esse índice sobe para 73%.

O fato de o maior endividamento estar relacionado ao uso de cartão de crédito demonstra a falta de conhecimento do consumidor em relação às altas taxas de juros cobradas pelas administradoras e bancos. Para o coordenador do SOF, professor e economista Rodrigo de Losso, esse é um aspecto que deve gerar bastante demanda no Serviço de Orientação Financeira da FEA.

O projeto foi criado para prover assessoria financeira a famílias e indivíduos que necessitem superar situações econômico-financeiras difíceis, realizar um planejamento orçamentário familiar ou planejar a aquisição de um bem (imóvel, carro, viagem). Os orientadores financeiros estão aptos a ajudar os interessados no planejamento para compra de bens duráveis e imóveis; no planejamento do orçamento doméstico e de patrimônio; orientar sobre poupança e outros investimentos; previdência privada e aposentadoria; além de quitação de dívidas e seguros. Todos os atendimentos terão garantia de sigilo.

O coordenador do SOF, professor. Rodrigo de Losso, ressalta que o serviço é apenas de orientação. A FEA “não tomará a frente de nenhuma negociação de dívida; isso não está no escopo do serviço”. Os usuários atendidos serão informados, desde o início, que as decisões financeiras tomadas por eles serão de sua inteira responsabilidade.

Com informações do Serviço de Orientação Financeira da FEA

Mais informações: (11) 3091-5929, email sof@fipe.org.br 

 

FEA passa a oferecer serviço gratuito de orientação financeira ao público
Editoria: Sociedade - Autor: - Data: 6 de julho de 2015

Palavras chave: , , , ,

.