Livro sobre desenho técnico mecânico tem particação de docentes da EESC

Publicado em Tecnologia por em

Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP Alessandro Roger Rodrigues e Zilda de Castro Silveira lançaram recentemente a obra Desenho Técnico Mecânico (Elsevier, 2015, 512 páginas, R$169,90) em parceria com outros três colegas: o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Adriano Fagali de Souza, o professor da Universidade Federal de São João Del-Rei Lincoln Cardoso Brandão e o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Aldo Braghini Júnior.

O desenho técnico mecânico é a forma de comunicação técnica entre profissionais da área. Sem esse documento, que se baseia em normas internacionais, não é possível projetar, fabricar e inspecionar produtos de forma tecnicamente confiável. Assim, todo engenheiro mecânico e profissional de área similar necessariamente precisa demonstrar conhecimentos desse conteúdo.

Os autores identificaram uma deficiência generalizada e crescente na formação de profissionais que lidam com o método, particularmente engenheiros. Apesar de parecer contraditório, o surgimento de ferramentas computacionais aplicadas à elaboração de desenho técnico mecânico pode ser uma das causas do problema, já que os aprendizes profissionais ou estudantes focam intuitivamente na operação do software em si ao invés dos conceitos teóricos.

Rodrigues explicou que no Brasil há livros nacionais e estrangeiros sobre desenho técnico, mas poucos deles abordam especificamente o mecânico. Além disso, nessas obras não há integração entre as fases do desenvolvimento de produto, como o projeto, a manufatura e o controle de qualidade.

O livro com a participação dos docentes da EESC, tal como planejado, pode ser utilizado em praticamente todos os anos do curso de engenharia mecânica, tanto nas fases inicias ou ciclo básico, como também em disciplinas de introdução à engenharia e desenho técnico, ou até mesmo no ciclo profissionalizante em disciplinas de fabricação, metrologia, materiais de engenharia e projeto.

“Isto é o que ocorre nas indústrias de transformação: um produto só é produzido se for projetado, fabricado e inspecionado, e estas fases somente ocorrem por meio do desenho técnico mecânico. Portanto, nossa motivação em produzir a obra foi de preencher esta lacuna. Seus capítulos navegam por todas as fases do ciclo de desenvolvimento de produto, tendo como interconexão o desenho técnico mecânico”, comentou Rodrigues.

A obra é útil para profissionais da indústria – de bens de produção, intermediários e de consumo –, assim como para pesquisadores, alunos e professores de instituições de ensino e pesquisa da área técnica em mecânica e afins, como produção, manufatura, mecatrônica, aeronáutica e automobilística, entre outras. “A meta central do livro é fornecer ao leitor uma visão sistêmica das fases do ciclo de desenvolvimento de produto, nas quais o desenho técnico mecânico tem importância singular. Em outras palavras, é mostrar o quão importante é a comunicação técnica por meio do desenho técnico mecânico”, destacou Zilda.

Os autores proponentes da obra foram reunidos e motivados a compor o livro por acreditarem que podem contribuir com a minimização e discussão desse problema com base em suas especialidades profissionais, que se complementam e formam os pilares centrais do livro, que são: projeto, manufatura e inspeção.

Segundo a professora, os autores trabalham com o tema há aproximadamente 30 anos e lecionam disciplinas relacionadas há cerca de 20 anos nos cursos de engenharia mecânica, entre outros. “Claro que cada autor tem mais desenvoltura ou atuação em certos assuntos da obra, mas a participação de todos foi efetiva em toda obra. Em resumo, todos os autores participaram de todos os capítulos, tanto na redação como nas correções”, ressaltou Zilda.

Sobre o resultado final, Rodrigues ressaltou o trabalho da Editora Elsevier que acreditou no projeto e se preocupou constantemente em produzir uma obra editorialmente de qualidade. E não deixou de destacar a sinergia entre os autores. “Sob a ótica pessoal, ter esse livro produzido e publicado é uma sensação de dever cumprido. Entretanto, o sentimento primário de ter produzido a obra é a expectativa de que o conteúdo irá contribuir com a formação técnica na área de mecânica no país”, conclui o docente.

Os interessados podem adquirir exemplares diretamente no site da Elsevier.

Da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: (16) 3373-6600

Livro sobre desenho técnico mecânico tem particação de docentes da EESC
Editoria: Tecnologia - Autor: - Data: 7 de julho de 2015

Palavras chave: , , , , ,

.