USP participa de acordo para estimular colaboração em pesquisa e o intercâmbio científico

No dia 1º de julho, a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP) e a Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), rede formada por 31 universidades públicas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, assinaram um Acordo de Cooperação em Pesquisa para estimular a colaboração em pesquisa e o intercâmbio científico com pesquisadores no estado de São Paulo. O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Rau Machado assinou o termo pela USP.

O documento inclui o apoio compartilhado a projetos de pesquisa com participação de pesquisadores ligados às três universidades públicas paulistas: USP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que estão entre as 11 instituições brasileiras ligadas à Associação.

No Brasil, a AUGM ainda integra as universidades federais dos estados de Goiás (UFG), Minas Gerais (UFMG), Paraná (UFPR), Rio de Janeiro (UFRJ), Santa Catarina (UFSC), Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM), no mesmo estado.

Albor Cantard, presidente da AUGM e reitor da Universidade Nacional del Litoral, em Santa Fé, Argentina, assinou o documento em nome do Conselho de Reitores das Instituições da Associação. Alvaro Maglia, secretário executivo, e Fernando Sosa, responsável por Programas e Projetos da organização, também estavam presentes.

Pela FAPESP, participaram da cerimônia Celso Lafer, presidente da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, Marilda Bottesi, assessora especial para Colaborações em Pesquisa, e Carlos Eduardo Lins da Silva, consultor em comunicação da Fundação. O encontro ainda teve as participações de Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp e conselheira da FAPESP, que representou o reitor Julio Cezar Durigan; Raul Machado, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional; e Luís Augusto Barbosa Cortez, vice-reitor executivo de Relações Internacionais da Unicamp.​

O Acordo FAPESP-AUGM de Cooperação em Pesquisa estabelece um período de cinco anos para implementação da colaboração científica e tecnológica por meio de projetos conjuntos sobre temas de interesse comum, especificados por Comitê Gestor em Chamadas de Propostas.

O documento ainda prevê a organização de seminários e reuniões científicas para incentivar a interação entre instituições e pesquisadores e identificar áreas de investigação, além de outras atividades de intercâmbio que ajudem na elaboração de projetos.

Mais informações: site http://agencia.fapesp.br