Diretor do IQSC receberá título de Cidadão Honorário

A homenagem será outorgada pela Câmara Municipal.

O professor Germano Tremiliosi Filho, diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, receberá o título de Cidadão Honorário de São Carlos no dia 16 de julho.

Desde maio de 2014 está na direção do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, onde ingressou em 1977 como aluno de mestrado do então IQSC e onde também obteve seu título de Doutor em Química (1986) e Livre-Docente em Eletroquímica (1993). Tornou-se Professor Titular em 2009. Em novembro de 1981 foi contratado pela USP como Auxiliar de Ensino, tendo assumido diversas funções administrativas desde então, podendo-se destacar: Presidente da Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Química (1992 a 1994); Presidente da Comissão de Graduação (1994 a 1997 e de 2006 a 2009); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química (2001 a 2006) e Vice-Diretor da unidade na gestão 2010-2014. Possui também formação em Engenharia de Materiais.

Em suas pesquisas destacam-se temas como: eletrocatálise, ciência de superfície, ciência de materiais e corrosão. É pioneiro no estudo da viabilidade e desenvolvimento da célula à combustível de etanol direto, área em que possui larga experiência e o reconhecimento da comunidade internacional como um dos grandes conhecedores do assunto ajudando assim na difusão do nome da nossa cidade como Capital da Tecnologia. Atualmente trabalha em estudos pioneiros básicos e aplicados da oxidação de glicerol para aplicação tecnológica na produção de eletricidade limpa e insumos de alto valor agregado a partir desta bio-substância coproduzida na síntese do biodiesel.

A homenagem será outorgada pela Câmara Municipal, em Sessão Solene que acontecerá às 19h30, no edifício da Câmara Municipal de São Carlos, localizado na rua 7 de setembro, 2.078, São Carlos.

Mais informações: site www.iqsc.usp.br