Ministro da Saúde participará de banca de doutorado na FSP

A pesquisadora analisa as interações estabelecidas entre o campo da Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na sexta-feira, 24 de julho, ocorrerá a defesa de tese de doutorado de Mariana Bertol Leal, intitulada Saúde Coletiva e SUS: análise sobre as mútuas influências entre o campo e o sistema de saúde no Brasil, orientada pela professora Laura Camargo Macruz Feuerwerker, do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública  (FSP) da USP, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP.

Em seu trabalho, a doutoranda analisa as interações estabelecidas entre o campo da Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando os resultados obtidos a partir de uma cuidadosa revisão bibliográfica e discutindo ainda os aspectos políticos, ideológicos e intelectuais do tópico proposto. A autora da tese argumenta que ˜De maneira geral, pudemos notar que a agenda das políticas interfere na agenda das pesquisas, contudo, o que está sendo publicado não reflete o produto do que é produzido no campo e nem sempre dialoga com as necessidades do SUS˜, chamando atenção, por fim, para a necessidade de construir estratégias de investigação e formulação de novos conhecimentos.

A banca de defesa será composta pelo Ministro da Saúde, professor Ademar Arthur Chioro dos Reis  da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo  (UNIFESP); professor Emerson Elias Merhy da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); professor Ruben Araujo de Mattos do Instituto de Medicina Social da  Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pela professora Maria Cristina da Costa Marques do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP.

A defesa terá início às 14 horas, no Sala 12 da FSP (CEAP), 2° andar do prédio da Biblioteca, localizado na Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – SP.