Série de reportagens destaca ações da USP nas escolas

Projetos e iniciativas colocam estudantes e professores em contato com o que a Universidade tem de melhor, levando às escolas um pouco de sua riqueza cultural e científica.

Os números e a repercussão de suas ações têm confirmado que a USP produz conhecimento de ponta, colocando o Brasil em destaque entre as universidades do mundo. Para além da pesquisa, destacam-se os profissionais aqui formados e sua contribuição para o desenvolvimento do País. Mas isso ainda seria pouco diante de uma Universidade de escala superlativa, seja no número de alunos, na área física ou no orçamento.

Para fazer jus a ela, o impacto da Universidade, também para quem não faz parte dela formalmente, deve ser proporcional. E os bancos da escola são locais privilegiados para ações que trazem ganhos reais à sociedade – num país em que o ensino básico, fundamental e médio ainda deixa muito a desejar.

As reportagens desta série mostram que, neste quesito, a USP vem fazendo a lição de casa. Projetos e iniciativas colocam estudantes e professores em contato com o que a Universidade tem de melhor, levando às escolas um pouco da sua riqueza cultural e científica, novas metodologias que tornam o ensino mais dinâmico e atraente, e conhecimentos que nem sempre são contemplados nas grades escolares convencionais.

Amplia-se assim o universo de professores e estudantes participantes, alunos que não raras vezes pouco conhecem desta Universidade pública – nem mesmo que, inclusive, é pública. Mais do que isso, colocam a comunidade USP para atuar dentro do contexto real, ajudando a adequar estudos e reflexões teóricas a um mundo complexo e em permanente transformação.

Boa leitura!

[cycloneslider id=”especial-usp-na-escola”]