USP promove premiação da Semana de Recepção aos Calouros

O concurso busca avaliar a dedicação e o empenho das instituições na organização de atividades de integração dos novos alunos.

Anualmente, as Unidades da USP, realizam a Semana de Recepção aos Calouros (SRC), atividade institucional consolidada na USP que traz decisiva contribuição para que os alunos ingressantes sejam recepcionados dentro dos valores cultuados no ambiente universitário. Posteriormente, as Unidades enviam relatórios de suas atividades e podem se inscrever para o Concurso Prêmio Semana de Recepção de Calouros. Nesta 17ª edição, que teve como campanha de divulgação “Feliz Veterano Novo”, inscreveram-se 28 Unidades da USP.

O concurso busca avaliar a dedicação e empenho das instituições na organização das atividades e a preocupação em integrar o aluno no curso, na Universidade, com seus novos colegas e com veteranos incentivar nos jovens o espírito solidário, o humanismo, a tolerância com as diferenças, a conscientização social e promover a confraternização por meio de atividades. Um júri composto por integrantes do Grupo de Trabalho Pró-Calouro (GT-Pró-Calouro), indicado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, pré- selecionou três das Unidades inscritas.

O principal vencedor do prêmio foi o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que será premiado com um diploma na forma de uma placa comemorativa, a posse provisória da escultura da artista plástica Carmela Gross e o valor de R$ 4.000,00 para aquisição de equipamentos de informática para uso dos alunos de graduação.

Seguidamente, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), também indicadas como vencedoras, receberão o troféu denominado “Recepção Legal”, de autoria de Dorinho Bastos, docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, e um diploma na forma de placa comemorativa.

O planejamento da Semana de Recepção dos Calouros do IME começou em setembro de 2014.O tema escolhido como marca das atividades do Instituto foi a saga Harry Potter e cada membro da Comissão foi identificado com essa marca para fácil localização por parte dos alunos ingressantes. Kits Bixos compostos por diferentes objetos (calculadora, pen drive, chaveiro, camiseta, caderno,lápis, mochila etc.) foram confeccionados e distribuídos aos novos alunos. O Guia Bixo foi o manual distribuído contendo as informações necessárias e importantes aos novos alunos.

Na EEFE, no primeiro contato com os novos alunos, nos dias da matrícula, foi realizado um café da manhã de boas vindas, que foi repetido durante toda semana de recepção, e churrasco com atividades lúdicas e integrativas. Em muitos destes momentos, os pais também foram convidados com o intuito de aproximá-los com o ambiente da universidade.

A Esalq promoveu atividades esportivas, culturais e sociais procuraram integrar os calouros ao novo ambiente universitário e, para muitos alunos, à nova cidade. Estimularam a consciência ambiental, a democratização e os espaços dos alunos na universidade. A possibilidade da participação do aluno ingressante no Plano Educacional de Educação Ambiental foi um passo importante para abertura de novas ideias.

O júri esteve constituído pelos professores Dib Karam Júnior, Eder Cassola Molina, Oswaldo Crivello Júnior e Sergio Paulo Campana Filho.

Mais Informações: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/Relatorio_Premio_Calouros_2015.pdf