EEFE busca voluntários para pesquisa sobre dor lombar crônica e treinamento de força

Os interessados que preencherem os pré-requisitos irão receber treinamento de força gratuito com acompanhamento de profissionais qualificados.

O Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP busca voluntários para pesquisa científica envolvendo Treinamento de Força e Dor Lombar Crônica.

Os pré-requisitos para participar são:

  • Apresentar dor na coluna lombar por um período maior ou igual a 12 semanas;
  • Não ter realizado treinamento de força de maneira regular nas últimas 12 semanas;
  • Não estar em período de gestação;
  • Não apresentar doença neuromuscular ou articular, câncer ou doenças crônicas (cardíaca, renal, diabetes);
  • Ter disponibilidade de treinar no Cepeusp duas vezes por semana (dias a definir), das 10h30 às 13 horas.

Os interessados que preencherem os pré-requisitos irão receber treinamento de força gratuito com acompanhamento de profissionais qualificados. Também participarão de avaliação biomecânica (eletromiografia dos músculos estabilizadores da coluna, análise de força de reação de solo e amplitude de movimento da coluna em movimentos cotidianos); avaliação morfológica (composição corporal por DEXA e área de secção transversa do múculo multífido lombar por ultrassom) e avaliação fisiológica (concentração de citocinas inflamatórias através de coleta de sangue).

Para se inscrever, basta preencher este formulário até dia 17 de agosto.

O estudo, intitulado “A influência do treinamento de força nos parâmetros biomecânicos e patofisiológicos de portadores de dor lombar crônica”, será feito em parceria com o Centro de Práticas Esportivas da USP e desenvolvido pela mestranda Juliana Pennone e pelo doutorando Rafael Soncin.

Mais informações: (11) 3091-3184, email dorlombarcronica@gmail.com

 

Scroll to top