IB oferece curso sobre trilhas como instrumento de educação ambiental

Curso é usado como método para capacitar alunos, professores e pesquisadores.

O Instituto de Biociências (IB) da USP realizou entre os dias 26 de julho e 2 de agosto o curso BIB-450 – Princípios e técnicas de educação ambiental aplicados à atividade de caminhada em trilha e montanhismo em unidades de conservação. Em sua 17ª edição, a capacitação, que aconteceu no Parque CienTec, reuniu 50 participantes e abordou aspectos conceituais e aplicados, visando a otimização deste importante instrumento de educação ambiental. O curso é uma matéria optativa condensada da USP e curso de extensão para alunos externos.

O curso é parte do projeto de pesquisa e educação criado e coordenado pelo professor Flávio Berchez, do IB, que engloba um sistema de formação de monitores, visitas monitoradas em unidades de conservação, atividades de apoio à escola pública e uma série de pesquisas. Flávio recentemente desenvolveu com sua equipe de monitores, a formulação de protocolos com o objetivo de embasar os modelos educacionais desenvolvidos a partir do projeto.

Aprendendo na prática

O estudante de Biologia, Plinio Van Deursen, participou do curso e comentou sobre sua experiência: “Nunca tinha, de fato, parado para pensar como de uma simples caminhada se pode extrair tanta coisa. Esse curso mostrou isso muito bem, não pelo fato de eu ter aprendido novos conteúdos, mas por escancarar essa diferença do ensino não-formal. A elaboração de uma atividade simples, como o Protocolo do Ciclo do Carbono e Mudanças Climáticas nos mostra o quanto podemos aprender e descobrir com esse passeio ao ar livre.”

Segundo Aline Melo de Abreu, educadora ambiental do SESC Bertioga, participar da disciplina foi inspirador e a levou a uma série de reflexões sobre o trabalho que desenvolve no Sesc Bertioga. “As trocas foram muito ricas e já me preparo para aplicar os conhecimentos no trabalho”, afirma.

Com informações de Maria Carolina Las Casas e Novaes

Mais informações: site www.ib.usp.br/ecosteiros2/