Pesquisa da FFLCH evidencia as oscilações no poder local em Rondônia

Publicado em Sociedade por em

Por Paloma Rodrigues, da Agência USP de Notícias

Análise da dinâmica territorial em Rondônia mostra que, no período de 1970 e 2010, a região apresentou dois processos distintos de ocupação especial. A colonização agrícola incentivada pelo Estado e foi responsável pelo crescimento populacional, com a entrada de imigrantes na região. Segundo o geógrafo Ricardo Gilson da Costa Silva, pesquisador da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a partir de 1970 o estado começa a ser largamente ocupado, principalmente por sulistas. A possibilidade desses assentamentos atraiu pessoas de todo o País. “O governo incentivava essa migração, pois queria ocupar os territórios ao norte do País e estimular a economia local”, diz Silva. Posteriormente, o território se urbanizou com o crescimento da pecuária e das agroindústrias.

Até a década de 1970, Rondônia era um território onde a atividade econômica era basicamente ligada ao extrativismo. “A geografia social não se altera bruscamente até esse período. O uso do território é pautado pela agricultura familiar”, explica o pesquisador que também é professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A pesquisa Dinâmicas territoriais em Rondônia: conflitos na produção e uso do território no período de 1970/2010 foi defendida em 2011 e orientada por Maria Mónica Arroyo, também da FFLCH.

Primeira fase: a força do Estado

Rondônia se tornou um forte polo de atração populacional, decorrente de políticas de colonização organizadas pelo governo federal. A migração foi tão forte que o Estado não tinha como regular essa ida, sendo assentadas somente as primeiras famílias de camponeses — depois, o Estado começava o processo de regularização quando as famílias já estavam assentadas. “É por isso que esse processo é chamado de colonização, já que de fato não houve uma relação de compra e venda de terras. Um novo espaço desabitado foi simplesmente ocupado.”

Nesse primeiro período, a presença do governo é muito forte. É ele quem organiza as cidades, suas estradas e a distribuição de crédito, por exemplo. Segundo Silva, todas as mudanças eram coordenadas pelo Estado ou, ao menos, passavam pelo aval dele.

Para ele, a colonização foi um processo positivo, pois permitiu ao camponês ter terras. Contudo, todo esse processo evoluiu para a presença das relações capitalistas no campo e na cidade, já que a expansão delas fez com que o Estado perdesse o controle sobre a divisão de terras.

Segunda fase: o ingresso das empresas capitalistas

Essa nova geografia econômica na Amazônia desperta o interesse das empresas e indústrias capitalistas. Elas veem em Rondônia uma nova possibilidade de expansão para seu capital, além de uma mão-de-obra abundante. “Esse segundo momento se desdobra no período pós 1995, alimentado por novos usos do território. A região que só se baseava na mineração, agora vê as empresas de agropecuária ganharem o território”, conta. O Estado vai perdendo seu domínio gradativamente. Ele passa a dividir as atenções da população com outras instituições, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA, por exemplo e também com as grandes empresas.

Para Silva, “a construção da Hidrovia Madeira-Amazonas serve como um marco espaço-temporal nesse processo de avanço do capital, pois sinaliza o início do agronegócio da soja, a migração do campo para a cidade, o fenômeno da pecuarização e toda uma instabilidade territorial”. As agroindústrias também se tornam mais importantes. “Uma das empresas que mais ganham espaço em Rondônia é JBS-Friboi, a maior exportadora de carne brasileira”, exemplifica Silva.

Um ponto importante ressaltado na pesquisa é a mudança na configuração do território: da concentração rural, o estado passou para a concentração urbana, com um crescimento exponencial na importância das cidades. Atualmente, a concentração de terras cada vez mais empurra o camponês para as cidades para servir de mão-de-obra; ou eles se deslocam para outras frentes agrárias, o que tem gerando muitos conflitos na região de Porto Velho.

Hoje, as principais atividades agrícolas são orientadas para o mercado externo. Rondônia tem apenas 40 anos, mas já possui 1,5 milhão de habitantes e um número de cidades que se formaram muito rapidamente (em 1970, eram apenas duas, em 1980 já eram mais de 50). “Rondônia vem passando por mudanças profundas, mas bastante rápidas. O estado mudou sua configuração bruscamente em um período muito curto e isso deve ser observado de perto, para que possamos entender no futuro como se configurou essa formação”, conclui.

Mais informações: e-mail ricardogilson@usp.br

.