Humanitas lança obra “L’Esprit Nouveau nas estantes de Mário de Andrade”

Publicado em Cultura por em

A Editora Humanitas lança neste mês de abril a obra L’Esprit Nouveau nas estantes de Mário de Andrade (Humanitas, 2012), de Lilian Escorel.

Este livro recupera e analisa o diálogo de Mário de Andrade com L’Esprit Nouveau, mensário internacional de estética publicado em Paris de 1920 a 1925. Projeto do pintor francês Ozenfant, do arquiteto suíço Le Corbusier e do poeta belga Paul Dermée, L’Esprit Nouveau teve entre seus assinantes o escritor brasileiro, que reuniu a coleção completa de 28 números.

Crivada de anotações marginais deste especial leitor, a revista francesa é ponto alto na marginália mariodeandradiana, ao revelar-se matriz da teoria estética consolidada por ele no início dos anos 1920 e guardar manuscrito, em fragmento, do poema “Tu” em “Pauliceia Desvairada”, livro marco do modernismo no Brasil. Em duas partes, “A revista francesa L’Esprit Nouveau na formação das ideias estéticas e da poética de Mário de Andrade” e “Um diálogo de Mário de Andrade leitor”, o livro apresenta um ensaio crítico e a classificação seguida da transcrição de todas as notas marginais. Traz, no fim, o Índice das matérias no mensário.

O obra encontra-se disponível para venda no site e na Livraria Humanitas-Discurso, que fica na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-3728/3796, email editorahumanitas@usp.br, site www.editorahumanitas.com.br 

.