Equipe EESC-USP Tupã lança primeiro carro elétrico de dois motores do Brasil

Publicado em Tecnologia por em

Será lançado nesta segunda-feira, dia 31, às 19h15, o primeiro carro elétrico de corrida com dois motores do Brasil, projetado e desenvolvido pela Equipe EESC-USP Tupã, formada por estudantes de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O evento será aberto ao público em geral, não sendo necessária inscrição prévia.

O lançamento contará com a apresentação “A evolução dos carros elétricos no Brasil”, ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação e coordenador da equipe Maximilliam Luppe. Em seguida os membros do grupo darão seus depoimentos sobre o tempo de trabalho, desafios, aprendizagem e resultados até a formação completa do protótipo.

Ao final do evento, o carro será apresentado ao público. O protótipo irá participar no “Campeonato Nacional Formula SAE” na categoria Elétricos, que ocorre de 1º a 4 de outubro em Piracicaba. Esta será a primeira vez que a USP concorrerá nesta categoria, e o desempenho do veículo será classificatório para o “Campeonato Mundial”.

Dois motores – Um dos grandes destaques do carro está nos dois motores elétricos utilizados, um para cada roda traseira. Isso possibilita que o torque total seja dividido em dois motores, reduzindo a exigência em cada um e possibilitando, ao contrário dos veículos de corrida comuns, o uso de inversores menos onerosos por terem menor potência. O diferencial eletrônico permite que em uma curva as rodas de cada lateral girem em velocidades diferentes, aumentando o rendimento do carro.

Devido à sua estrutura tubular, o protótipo que a equipe apresenta possui cerca de 300 kg, e essa leveza possibilita uma maior velocidade, já que pouca energia é gasta para vencer a inércia do carro parado.

A equipe Tupã foi fundada em 2012, a partir da iniciativa de dois alunos EESC-USP com o desejo de projetar e construir um carro elétrico de alto desempenho visando à competição Fórmula SAE. Buscando transformar o sonho em realidade, submeteram seu projeto ao coordenador. A partir daí foram três anos de muito estudo, testes e resultados.

Hoje o grupo surge como uma oportunidade e um desafio para os estudantes, buscando um modelo aplicado de estudo das teorias com o intuito de integrar a linha de frente dos precursores da mobilidade limpa, ao passo que propõe o desenvolvimento de um carro de alto desempenho que não dependa de combustíveis fósseis.

Keite Marques / Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: site www3.eesc.usp.br/eformula

Equipe EESC-USP Tupã lança primeiro carro elétrico de dois motores do Brasil
Editoria: Tecnologia - Autor: - Data: 28 de agosto de 2015

Palavras chave: , , ,

.