Pesquisadores descrevem nova espécie de vespa social

Pesquisadores da USP e da Universidade Federal de Feira de Santana batizaram a nova espécie de Chartergellus zucchii, em homenagem ao professor Ronaldo Zucchi, titular aposentado da FFCLRP.

Os pesquisadores Sidnei Mateus, especialista em laboratório, e o professor Fabio Santos do Nascimento, ambos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e os professores Sergio Ricardo Andena e Marcos Aragão, da Universidade Federal de Feira de Santana, Bahia, descreveram uma nova espécie de vespa social do gênero Chartergellus.

Ao descrever a nova espécie, os pesquisadores prestaram homenagem ao professor Ronaldo Zucchi, titular aposentado do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, atribuindo à espécie de vespa, até então não descrita, o nome de Chartergellus zucchii.

A Chartergellus zucchii foi encontrada em 2002, na Reserva Catuaba, pertencente a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a sua descrição foi publicada na Revista Sociobiology em março de 2015. Segundo os pesquisadores, o gênero Chartergellus tem ampla distribuição no Brasil, mas a maior concentração de espécie está na região norte. Difere dos demais gêneros de vespas sociais por apresentarem arquitetura do ninho diferenciada, e também características morfológicas e de coloração do corpo peculiares. Já a nova espécie de vespa chamou a atenção devido a algumas características morfológicas que ficaram evidentes quando comparada com as outras espécies do gênero e a arquitetura de seu ninho. A entrada do ninho se apresenta voltada para baixo e contendo um anel com resina vegetal em seu entorno, possivelmente uma forma de defesa para evitar a entrada de formigas.

O nome da espécie “zucchii” foi escolhido pois o grupo quis demonstrar gratidão ao professor pelos anos de trabalho e dedicação, orientação aos alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, pelos estudos de comportamento com vespas sociais e abelhas sem ferrão, além da amizade e bons conselhos profissionais oferecido a todos. Mas, especialmente, pelo seu extenso trabalho na área de evolução do comportamento social de vespas sociais e abelhas sem ferrão, abrangendo os temas de evolução da organização social em abelhas sem ferrão e mecanismos de diferenciação entre castas de vespas sociais”.

Zucchi graduou-se em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro. Doutor em Biologia Comparada pela USP, realizou pós-doutorado na Holanda, foi chefe do departamento de Biologia e Diretor da FFCLRP. Possui cerca de 140 trabalhos publicados, capítulos de livros, além de ter orientado dezenas de alunos no mestrado e doutorado. Teve cooperação em diversos trabalhos de pesquisadores de vários países, entre eles Japão, Áustria, Alemanha e Estados Unidos.

Do Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP

Mais informações: (16) 3315-3640 / 3315-3826

Scroll to top