Museu Paulista comemora o Dia da Independência com programação especial

Palestras, ações nas redes sociais e iluminação especial integram as atividades planejadas para a data.

Mesmo temporariamente fechado para restauração e adequação do edifício histórico que o abriga, o Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, preparou uma programação especial para celebrar os 193 anos da independência do Brasil.

“Estamos convidando o público para comemorar com a equipe do Museu esta data tão importante para os brasileiros. Será uma oportunidade de ter um retrato do que foi a Independência pela perspectiva de artistas plásticos e curadores”, afirma a diretora do MP Sheila Walbe Ornstein. Palestras, ações nas redes sociais e iluminação especial integram as atividades planejadas para a data.

A tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, que é um dos itens mais famosos do acervo do Museu, será tema de palestra com Paulo César Garcez Marins a partir das 10 horas. Chefe do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista, Garcez falará sobre a obra que se tornou símbolo do 7 de setembro. Às 14 horas, o tema é “A História da Independência reescrita a pincel: as pinturas encomendadas por Afonso Taunay na década de 1920 para o Salão de Honra do Museu Paulista”, com Carlos Lima Junior, mestre em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

As palestras são gratuitas e abertas ao público, e serão realizadas na Av. Nazaré, 268, Ipiranga, São Paulo, próximo ao Parque da Independência e do edifício histórico do Museu. O imóvel que sediará as atividades é uma antiga residência que abriga atualmente ao setor educativo do MP. A programação será uma oportunidade do público conhecer previamente o espaço, antes da reinauguração do Museu.

Nos dias 6 e 7 de setembro, das 18 as 24 horas, a fachada do edifício do Museu Paulista contará com uma iluminação especial, que segundo a diretora do MP, rende imagens belíssimas, em especial por sua localização no alto da colina do Ipiranga.

O Museu nas redes

O Dia da Independência no Twitter do Museu Paulista será lembrado com um concurso de perguntas inspiradas no folheto ” 7 coisas sobre o Museu Paulista”, desenvolvido pelo setor educativo do MP, com distribuição de brindes aos participantes.

Pelo Facebook, será disponibilizada uma exposição virtual com sete itens do acervo, como esculturas, telas e objetos, acompanhados de descrições. “A divulgação destas imagens são também uma forma do público acompanhar o passo a passo das obras do museu”, conta Sheila Ornstein.

Passeio no interior

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Normalmente fechado às segundas, o Museu Republicano Convenção de Itu estará aberto à visitação no 7 de setembro, das 10 às 17 horas. Além de conhecer a cidade, que é uma das estâncias turísticas do Estado de São Paulo, os visitantes podem apreciar no interior do museu dois conjuntos de painéis produzidos em azulejos, restaurados recentemente.

Extensão do Museu Paulista, o Museu Republicano fica na rua Barão de Itaim, 67, em Itu. Na terça-feira, dia 8 de setembro, o museu estará fechado.

Mais informações: site http://www.mp.usp.br/, email acadmp@usp.br

Scroll to top