Ciência da USP é destaque do prêmio Jovem Cientista

A USP foi destaque do Prêmio Jovem Cientista 2015, entregue dia 15 de setembro, no Palácio do Planalto. O primeiro lugar foi para a pesquisa “Efeitos do consumo de castanha-do-Brasil (Bertholetia excelsa H.B.K) sobre a cognição e o estresse oxidativo em pacientes com comprometimento cognitivo leve e a relação com variações em genes de selenoproteínas”, de autoria de Bárbara Rita Cardoso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, sob orientação da professora Sílvia Maria Franciscato Cozzolino.

Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem o propósito de incentivar a pesquisa e a inovação no País e é considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros. Este ano, a iniciativa abordou o tema “Segurança alimentar e nutricional” e teve mais de 1.900 pesquisas inscritas do ensino médio ao doutorado de Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do sul, Santa Catarina e São Paulo.

Participaram da cerimônia a presidenta da República, Dilma Roussef, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e realizadores e patrocinadores da premiação: o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; a vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau Johannpeter; e o vice-presidente para assuntos corporativos e sustentabilidade da BG Brasil, Paulo Macedo.

“A ciência transforma o mundo. E é por isso que nós devemos dar tanta atenção no Brasil à ciência e à inovação. Nesta premiação, vemos uma série de iniciativas que apontam para o trabalho em equipe. No Brasil, temos grande capacidade criativa. Quando estamos juntos somos capazes de superar muitos desafios”, disse Dilma Roussef. A presidente destacou o papel da ciência no desenvolvimento do Brasil. “Num país que pretende crescer cada vez mais, e crescer considerando a capacidade de distribuir o desenvolvimento entre a população, levando melhores condições de vida a todas as pessoas, a ciência é fundamental.”

Primeira colocada na categoria Mestre e Doutor, Bárbara Rita Cardoso, discursou em nome de todos os vencedores. “Só quem faz ciência sabe o trabalho que dá. Só quem ama a ciência sabe o prazer que proporciona”, resumiu.

Só quem faz ciência sabe o trabalho que dá. Só quem ama a ciência sabe o prazer que proporciona.

Leia matéria da Agência USP de Notícias sobre a pesquisa de Bárbara:
Consumo de castanha-do-brasil pode melhorar função cognitiva

Presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho lembrou a saída do Brasil do mapa da Fome da ONU. “Uma conquista que nos motiva a continuar avançando rumo a uma alimentação cada vez mais farta e saudável para todos”, disse. Para a vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau Johannpeter, “o caminho para o desenvolvimento e a competitividade passa pela inovação e pela pesquisa científica”. “O prêmio tem trazido pautas estratégicas e inovadoras”, destacou. O vice-presidente para Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da BG Brasil, Paulo Macedo, destacou o esforço dos jovens: “A dedicação de cada pesquisador e de cada aluno, é de suma importância para o desenvolvimento do Brasil, e deve ser ressaltada.”

O presidente do CNPq também saudou a dedicação dos pesquisadores. “Cumprimento aqui todos os brasileiros que fazem possível a existência de ciência, tecnologia e inovação. E só através da ciência a gente poderá ultrapassar os desafios presentes e futuros”, disse Hernan Chaimovich, abrindo a cerimônia. “Essa iniciativa premia a ciência a serviço do desenvolvimento humano, do progresso, da elevação do padrão de vida da sociedade e das pessoas”, defendeu o ministro Aldo Rebelo.

Próxima edição

O tema da próxima edição do Prêmio Jovem Cientista também foi anunciado durante a cerimônia: “Ciência e tecnologia social para aprender e ensinar”. A abertura das inscrições está prevista para o primeiro semestre de 2016. A cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e tenha relevância para a sociedade brasileira.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

Premiação

Na categoria Mestre e Doutor, os vencedores recebem R$35 mil (1º lugar); R$25 mil (2º lugar) e R$18 mil (3º lugar). Para estudantes do Ensino Superior, os valores são de R$18 mil (1º lugar), R$15 mil (2º lugar) e R$12 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio em 1º, 2º e 3º lugares recebem um laptop.

No Mérito Institucional, serão pagos R$40 mil para cada uma das duas instituições que inscreveram o maior número de trabalhos com mérito científico. O pesquisador indicado para o Mérito Científico receberá R$40 mil.

Além da premiação relacionada, todos os agraciados recebem bolsas de estudo do CNPq, nas modalidades de iniciação científica até o pós-doutorado.

Mais informações no site do CNPq.