Nota de falecimento da professora Eudóxia Maria Froehlich

Publicado em Comunidade USP por em

No último sábado, dia 26 de setembro, faleceu a Profa. Dra. Eudóxia Maria Froehlich, aos 87 anos de idade.

Convida-se à comunidade acadêmica, amigos e familiares à celebração eucarística, no dia 4 de outubro as 18h30 na Catedral Anglicana (Rua Comendador Elias Zarzur, 1239, São Paulo).

Filha do grande ornitologista Olivério Pinto, dedicou seus últimos 60 anos ao ensino e à pesquisa na Universidade de São Paulo, onde graduou-se em História Natural, e mais tarde obteria o título de doutora em Zoologia.

A professora, “aposentada, mas ativa” como ela gostava de complementar, trabalhava no Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências, no campus da capital da USP. Era extremamente culta e ponderada, rigorosa na pesquisa, e sempre estava disposta para auxiliar quem quer que precisasse de orientação ou ajuda.

Ela estudou por mais de sessenta anos as planárias neotropicais, o que lhe valeu reconhecimento internacional. As palavras do Dr. Leigh Winsor, da Universidade James Cook, da Austrália, resumem explicam o significado da perda da professora, “it is very much the end of an era”.

Fernando Carbayo
Professor da EACH e do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do IB