Aucani abre inscrições para Programa de Cátedras Franco-Brasileiras

O edital está disponível em Português e Francês no site da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Estão abertas, até o dia 13 de novembro, as inscrições para o Programa de Cátedras Franco-Brasileiras do Estado de São Paulo. Fruto de uma parceria entre o Consulado Geral da França e as três universidades estaduais de São Paulo, USP, Unesp e Unicamp, o programa busca acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, com o propósito de promover uma reciprocidade para com os professores das instituições brasileiras.

Em seu sexto ano, o Programa de Cátedras dentro da Universidade de São Paulo prioriza a vinda de professores seniors (professeurs des universités, directeurs de recherche), os quais deverão permanecer por um período mínimo de 45 dias que poderá prolongar-se até 2 meses, entre março e dezembro de 2016. Também haverá preferência durante o processo de seleção às instituições francesas que pré-disporem bolsas para o recebimento de professores anfitriões da USP.

O intercâmbio acontece fora do período de férias universitárias e conta com uma bolsa mensal desembolsada pela Universidade correspondente ao salário de um professor interno e conforme uma tabela equivalência, além de passagens aéreas e seguro pagos pelo Consulado Geral da França.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos em PDF para os emails aucani@usp.br e coline.salzmann@diplomatie.gouv.fr: projeto (em português, inglês ou francês) elaborado em conjunto com o professor anfitrião da USP (máx. 10 páginas); CV do candidato (máx. 10 páginas); cópia do passaporte; resumo do CV Lattes do professor anfitrião (máx. 10 páginas); carta da instituição francesa oferecendo uma bolsa para acolhida do professor anfitrião da USP, se for o caso; carta de anuência do Conselho do Departamento do professor anfitrião.

O edital está disponível em Português e Francês no site da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). Os resultados sobre os candidatos selecionados deverão ser divulgados até o dia 18 de dezembro de 2015.

Mais informações: site www.usp.br/internationaloffice