Faculdade de Medicina inaugura centro de amostras biológicas de última geração

O novo centro é equipado com tecnologia de ponta e funcionará em conjunto com a unidade de criopreservação - tanques de nitrogênio líquido.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e do complexo do Hospital das Clínicas (HC) terão mais estímulo para fazer suas atividades de pesquisa e inovação. No último dia 6 de outubro foi inaugurado o Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas. Com 100 freezeres regulados a -80° C, o novo centro é equipado com tecnologia de ponta e funcionará em conjunto com a unidade de criopreservação – tanques de nitrogênio líquido.

O Centro possui um sofisticado sistema de controle de temperatura e segurança e faz parte do programa Rede de Equipamentos Multiusuários (Premium) da FMUSP, que dá acesso aos pesquisadores da faculdade e do HC às mais modernas tecnologias da pesquisa biomédica contemporânea.

Foto: Marcos Santos
Foto: Marcos Santos

Segundo Roger Chammas, responsável pela gestão do programa multiusuários, a utilização do centro deverá otimizar a aplicação de recursos financeiros, de pesquisa e de espaço físico. Todos os materiais biológicos poderão ficar concentrados em um só lugar, em condições ideais e gerenciados pela própria instituição, diferentemente do que vinha acontecendo até o momento.

Normalmente, os pesquisadores mantinham consigo as coleções de materiais biológicos vinculados às pesquisas que desenvolviam, ou seja, os materiais ficavam armazenados em seus próprios laboratórios. Esta prática fazia com que houvesse a necessidade de espaços cada vez maiores e individualizados em todos dos prédios da faculdade, além de o pesquisador ter que assumir a responsabilidade pela manutenção do material. Com a inauguração do Centro, o pesquisador não terá mais esta preocupação.

A nova infraestrutura está ligada a um gerador próprio equipado com três unidades de refrigeração. Haverá um estrito controle de acesso por biometria, sendo instalado um sistema de controle de temperatura dos equipamentos via web. Assim, os freezeres serão monitorados de maneira contínua, com controle de temperatura ligado a um sistema informatizado que vai indicar para o pesquisador as eventuais flutuações de temperatura que possam ocasionalmente ocorrer. Se houver algum problema que exija ação do pesquisador, o sistema também prevê o envio de aviso por email.

Amostras biológicas

Foto: Marcos Santos
Foto: Marcos Santos

O novo centro será um espaço adequado para armazenar amostras de pesquisas que levarão a mais conhecimento sobre doenças e tratamentos para proporcionar mais saúde à população. O centro terá um espaço reservado para cada pesquisador e um funcionário especializado ficará responsável pela colocação e retirada do material. São vários os tipos de amostras que serão armazenadas: fluidos biológicos humanos, plasma, sangue, derivados do sangue, células do sangue, amostras celulares, biopsias, materiais processados das biopsias, sêmen, urina, saliva, fluido folicular, entre outros.

Rede de Equipamentos Multiusuários

Foto: Marcos Santos

Além do novo Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas, existem outros serviços e equipamentos que fazem parte do Programa Rede de Equipamentos Multiusuários (Premium), criado pela FMUSP e pelos Laboratórios de Investigação Médica do HC. Todos os equipamentos integrantes da Rede Premium também são de última geração e são operados por técnicos altamente capacitados. São eles: Citômetro de fluxo, Biotério Central, Biobanco, Unidade de Criopreservação, Sequenciamento Sanger, Sequenciamento de Nova Geração, Pirosequenciador, Sequenciamento de Nova Geração, Plataforma de Microarray, Quant Studio (unidade de genotipagem), Sequenciamento em Larga Escala, Iscan System, ABI 3500 Genetic Analyzer, ABI 3500 Genetc Analyzer, Ultracentrífuga Refrigerada, Microscópio Eletrônico, Microscopia Confocal, entre outros.

O Novo Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas está localizado no Prédio do Biotério da FMUSP.

Mais informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da FMUSP (11) 3061-8317.

Scroll to top