Feira de Profissões chegou; leia reportagem especial completa

Reportagem especial sobre a Feira de Profissões apresenta a história de atuais alunos da USP conta como seus professores na época da escola ajudaram na escolha do seu curso.

Da Assessoria de Comunicação da PRCEU

portal20140808_3
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

As Feiras de Profissões da USP são grandes eventos com duração de três dias que acontecem duas vezes por ano. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular.

Os grupos de estudantes visitantes recebem de equipes de professores da Universidade, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

A​ Feira será realizada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, de 7 a 9 de agosto de 2014. O Parque, área tradicional da Universidade, localizado no bairro da Água Funda, na zona sul de São Paulo, oferece tranquilidade e segurança aos participantes, tanto expositores como visitantes. Os estandes já estão prontos à espera das exposições programadas pelas Unidades, Institutos, Museus e demais Órgãos da USP.

portal20140808_2
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Nesta série especial, você irá conhecer a história de atuais alunos da USP, e como seus professores na época da escola ajudaram na escolha do seu curso.

Mesmo quando a trajetória no espaço da escola não é das mais tranquilas, é provável que quase todo estudante tenha tido um professor ou professora especialmente bom (embora não necessariamente “bonzinho”), e que, de alguma forma, marcou a sua experiência escolar.

Quão profundamente pode um professor ou professora influenciar seus alunos? Como ocupar o papel de professor é muito mais que simplesmente transmitir conteúdos, bons professores podem representar um marco na trajetória de certos estudantes, associando-se ao momento em que um conjunto de possibilidades oferecidas pela educação escolar se abre para aquele sujeito-aluno.

É assim que alguns professores e algumas professoras se tornam inesquecíveis, imprimindo na formação, no caráter e nas escolhas de seus alunos, marcas que o tempo, ao invés de diluir, só faz por reforçar.

portal20140808_1
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

É o que se torna visível nas lembranças de Natanael, Cintia, Camila e de tantos outros alunos da Universidade de São Paulo. Ouvidos pelo programa USP e as Profissões, esses jovens compartilharam conosco suas histórias: as dificuldades na hora do vestibular, as dúvidas sobre a escolha do curso e, é claro, a recordação do professor que marcou mais fortemente sua formação durante o ensino básico.

Todos os jovens ouvidos têm algo em comum: são ex-alunos de escolas públicas que foram aprovados no vestibular mais concorrido do Brasil. Como eles fizeram isso? “Não é impossível, por mais que a gente ache que tudo está contra nós, que nunca vai chegar a nossa vez, mas chega sim”, revela uma aluna. E não é que chega mesmo?

Quem são os professores que tanto marcaram a trajetória desses nossos alunos? Eles podem atuar em qualquer lugar: em Mogi das Cruzes, Matão, Leme, Lorena ou na capital. Podem ser aposentados ou estar no início da carreira. Ser efetivos ou eventuais. Mesmo com as dificuldades que enfrentam diariamente nas redes públicas, eles não perdem a dedicação à profissão e o compromisso com a educação. E por isso acabam acendendo em alguns de seus alunos uma centelha de confiança; centelha que é tudo que alguns desses jovens precisam para afirmar com convicção: “Se a gente se esforçar, apesar das dificuldades à frente, pode ter a mesma chance que qualquer outra pessoa”.

Em tempo: a USP bateu, em 2014, o recorde de alunos ingressantes de escolas públicas no vestibular. Novas mudanças no sistema de bonificação do Inclusp e o início das discussões sobre novas formas de ingresso prometem modificar ainda mais este perfil. Mais perspectivas, portanto, para que o trabalho de professores e professoras frutifique.

Boa leitura!

A Feira acontece no Parque CienTec até dia 9 de agosto. O Parque está localizado na Av. Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda, vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico. Informações sobre acesso (de ônibus, a partir do Metrô ou de carro) estão disponíveis no site www.prceu.usp.br.

Entrevistas por
Camila Lauzem Previato, Leonardo Rudi e Marina Leal Brito